OFERENDAS AOS ORIXÁS

Saiba o que agrada cada Divindade



Os Orixás são entidades que atuam entre o mundo humano e o divino. Para ter a proteção deles, primeiro, é preciso acreditar e respeitá-los. Agir de acordo com as leis mais justas, fazer atos caridosos, respeitar a natureza e colocar o amor acima de tudo, em todas relações. São atitudes que, naturalmente, agradam divindades de todas as religiões. Mas há formas mais diretas de atrair os favores destes mestres divinos, através de oferendas.

Existem muitas dúvidas e mitos a respeito, se fazem bem ou mal a nossa espiritualidade, e se resolvem os problemas. Muitas pessoas perguntam o que vem a ser uma oferenda ou um ebó na Umbanda, que em resumo são a mesma coisa com diferentes objetivos. Uma oferenda é a soma da energia de cada elemento entregue a entidade ou orixá para trabalhar espiritualmente resolvendo seus problemas. 

Trata-se de oferecer a determinadas entidades ou orixás da Umbanda alimentos, flores, bebidas e objetos de culto para que realizem no plano espiritual o "conserto" daquilo que está atrapalhando a sua vida.

São vários os tipos de trabalhos espirituais, oferendas e Ebós que podem ser feitos na Umbanda, e de maneira alguma atrapalham sua vida ou causam mal a quem quer que seja, pois são feitos com espíritos de luz na linha branca da Umbanda, sem sacrifícios de animais. 

Vocês sabem o que é Ebó? Pois é, muita gente já ouviu falar, mas não imagina que Ebó é uma palavra em yorubá e significa "limpeza".

Ebó são determinadas coisas tais como sementes, bebidas, frutas, verduras, etc., materiais que são passados no corpo da pessoa para a limpeza.

Existem várias espécies de Ebó. O Ebó é feito para agradar os Orixás, geralmente, são colocados em locais de domínio desses Orixás.

Ebó é uma sequência de rituais que vem corrigir várias deficiências do ser humano (saúde, amor, prosperidade, amor, trabalho, equilíbrio, harmonia). Eles são feitos para tirar Eguns, abrir caminhos, reestabelecer a saúde, tirar demandas, equilibrar etc.

O Ebó é como uma súplica para alcançar uma graça. Mesmo os Ebós mais simples de serem feitos envolvem um enorme conhecimento dos fundamentos do alto Candomblé, pois nada pode sair errado ou será desconsiderado.

A Guardiã do Orixá tem total responsabilidade na escolha dos alimentos e quando ela está na cozinha preparando a comida do Orixá, a cozinha deve estar limpa e em perfeita ordem. Ela, a Guardiã, deverá estar vestida completamente de branco, com a cabeça coberta e no mais profundo silêncio, sem interrupções. É um momento especial e deverá estar focada no trabalho.

E a finalização é "arriá o ebó", significa perpetuar a troca do Axé entre os dois mundos, o sagrado e o profano. É a parte dinâmica das transferências entre o Orixá e a pessoa que necessita aquele Ebó.

Pegue o favo de mel,abra no meio com uma colher e escreva o nome do casal à lápis em um papel, dobre e coloque dentro do favo. Amarre as alianças com as fitas e amarre o favo também com estas fitas,faça um buraco na maçã com a colher, coloque o favo dentro,forre toda a maçã com bastante algodão, coloque dentro do abafador e regue com muito mel, tape o abafador, ascenda a vela ao lado, após a vela queimar plante esta simpatia em um vaso de folhagem, sem espinhos.

Arrume tudo numa bandeja e despache na praia fazendo seus pedidos á Oxum.

Oferendas de agradecimento: Quando em momentos de necessidades oramos e recebemos ajuda dos orixás e entidades regentes, costumamos fazer promessas ou retribuir de alguma forma. Pode ser uma oferenda na natureza ou algum auxílio aos necessitados. Compartilhando nosso sucesso e dizendo de forma simbólica que sem aquele suporte não teríamos conseguido, por isso, somos gratos.

Oferendas de pedido de ajuda: Em forma de vela acesa ou uma visita de oração a um ponto de grande poder natural, como um pico ou campo aberto. Os orixás, como forças da natureza se organizam em falanges que agem diretamente na esfera terrestre, estão nos campos e pontos energéticos da superfície terrestre, em todo nosso redor. Os poderes Divinos e a comunicação com os planos superiores estão nos pontos altos, até mesmo numa cobertura de um prédio onde podem ser feitas oferendas pedindo ajuda para todos os fins, como afastar pessoas, trazer o amor de volta, amarração de amor, trabalhos espirituais de prosperidade e muito mais.

Oferendas para recuperar o que foi perdido: Visa a devolução do que pode ter sido tirado de nós por magia negativa ou até por nosso próprio descuido com a vida espiritual. Por meio de pensamentos ou ações espirituais de energias negativas as pessoas podem tirar de nós desde o ânimo para levantar de manhã até a saúde física ou dinheiro. Uma oferenda propícia a espiritualidade o poder de ajudar a recuperar objetos, bens materiais até mesmo o eixo de sua vida.

Oferendas de purificação: Geralmente é feita em locais próximos à água corrente ou em matas. Alguns fazem em cemitérios, mas sem o controle espiritual de um sacerdote isso pode se reverter em energias negativas muito pesadas. Estes lugares funcionam como "ralos energéticos" e absorvem os maus fluidos, mas a água e as matas têm o poder reciclador, enquanto no cemitério a energia ruim absorvida pode ficar retida e prejudicar quem não estiver preparado, pois é um local que acumula muita tristeza e pesar. Estas oferendas devem ser feitas sempre que sentirmos a sobrecarga espiritual mas somente com acompanhamento do sacerdote.

Oferendas aos orixás e entidades regentes: A fim de obter ajuda para realizar aquilo de melhor para nós, nossos "amigos espirituais" sempre vão requerer nosso comprometimento e fé e, algumas vezes, isto pode vir em forma de uma oferenda a pedido de nosso orixá ou entidade regente. Médiuns devem fazer frequentemente uma oferenda ritual a seus orixás , assim como deve fazer também para seus guias espirituais mais próximos, geralmente o Caboclo, Preto Velho e o Exú ou Pombagira, Boiadeiro, Marinheiro, Baiano, Cigano, entre outros.

Atenção!

Uma semana antes de fazer uma oferenda, limpe seu coração, evite se envolver em discussões, fique longe de bebidas alcoólicas e jamais deseje o mal a qualquer pessoa.

Se precisar colocar as oferendas em locais isolados, evite ir sozinho(a) ou à noite e sempre respeite a natureza!

Oferendas para respectivas situações:

1. Para atrair sorte para sua residência ou comércio:

01 taça de vidro;

08 moedas de qualquer valor;

Mel;

01 ovo cru;

Água.

Coloque dentro da taça as moedas, regue com bastante mel. Abra o ovo e coloque sobre o mel só a gema, encha o restante da taça com água, coloque em um local bem alto e peça muita fatura e prosperidade.

2. Para clarear situações difíceis: Oxum

01 bandeja de papelão;

Canjica amarela cozida;

04 quindins;

04 velas brancas;

Pedidos escritos em 04 papéis.

Forre a bandeja com a canjica cozida, coloque os quindins sobre a canjica, embaixo de cada quindim coloque o papelzinho com o seu pedido, leve à beira de uma água corrente e peça a Oxum que lhe auxilie na solução deste problema, acenda as velas pedindo que seja iluminado o seu pedido.

3. Para São Jerônimo: Xangô

01 gamela de madeira;

12 bananas catarinas;

03 maçãs (vermelhas);

Fita branca;

Fita vermelha;

Mel;

Pedido escrito em uma folha de papel com caneta vermelha;

1 vela de 7dias branca e vermelha.

Escreva o seu pedido em uma folha de papel com a caneta vermelha, enrole o papel com a escrita para dentro, amarre com as fitas e coloque no centro da gamela, descasque as bananas e coloque-as sobre o papel, arrume-as para que você possa colocar no centro as três maçãs, regue com um pouquinho de mel e leve a um verde onde haja uma pedra, coloque a gamela sobre a pedra e peça a São Jerônimo que lhe ajude a vencer este processo.

4. Para a pessoa vencer seus inimigos:

01 imagem de São Miguel Arcanjo;

01 vela de 07 dias branca e vermelha;

01 pires.

Escreva o nome das pessoas que lhe prejudicam, coloque embaixo da imagem, ascenda a vela ao lado e coloque-a dentro do pires, tomando o cuidado para deixar esta vela acesa em local seguro, peça a São Miguel que sempre lhe proteja e defenda de seus inimigos visíveis e invisíveis.

5. Para passar em concursos e provas:

01 gamela de madeira;

06 bananas catarinas;

01 vela vermelha;

01 vela branca;

01 vela marrom;

Mel;

Pedidos escritos 6 vezes.

Pegue a gamela, coloque as bananas descascadas dentro da gamela, embaixo de cada uma o papel com o seu pedido, leve a um verde de preferência onde tenha uma pedra grande para você colocar a gamela em cima, escreva o seu nome em cada uma das velas e depois de colocar a simpatia sobre a pedra, ascenda as velas e peça muita proteção e auxílio quando você estiver prestando à prova.

6. Para a criança que dorme mal:

01 fronha do travesseiro que a criança dorme;

70cm de fita azul;

70cm de fita rosa;

70cm de fita branca;

01 colher de sopa de mel.

Lave a fronha da criança normalmente, coloque o mel na água e enxágüe a fronha, coloque para secar à sombra. Coloque a fronha no traveseiro, deixe por 07 dias .Pegue as fitas escreva em cada uma o nome da criança, dê 07 nós e coloque embaixo do colchão, deixe também por 07 dias. No oitavo dia pegue as fitas leve em uma praça e peça para Cosme Damião e Doum que velem pelo sono da criança e sempre a protejam, a fronaha você pode usar normalmente depois.

7. Para proteção das crianças com São Cosme e São Damião :

01 imagem de Cosme e Damião;

01 fita rosa (menina);

01 fita azul (menino);

02 bicos.

Pegue a fita e escreva 07 vezes o nome da criança ou das crianças de sua família, dos meninos na azul e das meninas na rosa(uma fita para cada criança), amarre o bico com esta fita e amarre a fita na imagem. Peça a São Cosme e São Damião muita saúde e proteção para as crianças. Deixe esta imagem sempre próxima as crianças, no próximo ano refaça a simpatia e despache as fitas em uma praça.

8. Para afastar pessoas invejosas e indesejáveis:

Você vai precisar de:

01 vassoura de carqueja ou de palha.

Varra a sua casa ou comércio dos fundos para a frente,mentalizando as pessoas que você gostaria que se afastassem de você, vá pedindo a São Roque: "Eu não estou tirando a sujeira de dentro da minha casa e sim estas pessoas que me fazem mal". Pegue o lixinho e a vassoura e leve a uma área verde e despache.

9. Para Afastar Doenças:

01 vassourinha de palha;

07 dentes de alho;

01 pedra de carvão;

01 saquinho de tecido lilás;

01 fita lilás;

01 punhado de pipoca (em grão);

Papel com os nomes de todos da família.

Coloque dentro do saquinho lilás: o papel com os nomes, o alho, o carvão, e a pipoca. Amarre o saquinho com a fita e amarre-o na vassourinha, guarde no alto e procure nunca mexer, no próximo ano despache este em um verde e faça outro. Peça a Saõ Roque muita saúde e proteção para a sua família.

10. Proteção da casa:

01 fita vermelha;

01 chave;

07 moedas;

07 grãos de milho;

01 saquinho de tecido vermelho.

Coloque dentro do saquinho: a chave,as moedas e os grãos de milho,amarre com a fita vermelha e pendure acima da porta de entrada da sua residência ou comércio, pedindo proteção, fartura e bons negócios.

11. Abertura profissional:

1 bandeija papelão;

Pipoca estalada(sem sal e sem açúcar);

7 papéis com os pedidos escritos;

7 velas vermelhas;

7 chaves.

Forre a bandeija com a pipoca,escreva os pedidos referentes à parte profissional em 7 papéis, enrole cada papel em um chave e coloque dentro da bandeija formando um círculo, sendo que a ponta da chave fica voltada para fora, leve a uma encruzilhada e peça a Bará que abra os seus caminhos para que consiga um emprego ou uma promoção, etc.

12. Para atrair um novo amor:

Canela-em-pau;

Cravo-da-índia;

Noz-moscada;

Flor de laranjeira;

Folhas de pitangueira;

Pétalas de 1 rosa vermelha;

Óleo de amêndoas;

Água.

Ferva a canela, o cravo, a noz-moscada, as folhas de pitangueira, desligue e acrescente as flores de laranjeira e as pétalas de rosas. Abafe, deixe esfriar. Tome um banho higiênico, depois o banho atrativo do pescoço para baixo, mentalizando a pessoa que você deseja ter a seu lado; logo após, passe o óleo de amêndoas em suas zonas erógenas, pedindo para que a pessoa amada permaneça sempre em seus braços.

13. Para aproximar quem está distante:

1 abafador de barro;

1 maçã;

1 par de alianças;

1 pedaço de favo de mel;

Fita vermelha;

Fita branca;

Algodão;

1 vela vermelha.

Pegue o favo de mel,abra no meio com uma colher e escreva o nome do casal à lápis em um papel, dobre e coloque dentro do favo. Amarre as alianças com as fitas e amarre o favo também com estas fitas,faça um buraco na maçã com a colher, coloque o favo dentro,forre toda a maçã com bastante algodão, coloque dentro do abafador e regue com muito mel, tape o abafador, ascenda a vela ao lado, após a vela queimar plante esta simpatia em um vaso de folhagem, sem espinhos.

14. Para conseguir um bom emprego:

Material:

Farofa com dendê;

Ferradura;

7 moedas antigas;

1 cravo vermelho;

1 vela vermelha e verde.

Forre um abandeja com a farofa feita com farinha de mandioca e azeite de dendê. Coloque em cima da farofa os demais itens e seus pedidos escritos num papel. Entregue no mato para Ogum.

15. Magia para o amor:

Material:

1 vidro de boca larga, pelo qual possa passar uma maça inteira sem ferir a fruta;

1 maça bem bonita e vermelha;

Mel;

7 fitas de cores variadas, exceto preto;

Uma vela branca;

Nome do casal;

Modo de Preparo:

Corte o tampo da maça e esvazie o miolo. Escreva no papel o nome do seu amor, por cima, escreva o seu próprio nome, tornando o primeiro ilegível. Ponha o papel dentro da maça, depois de fazer com ele um rolinho, despeje por cima um pouquinho de mel. Ponha no lugar o tampo da fruta e prenda-o amarrado à maça com os setes fitas, dando sete nós bem apertados. Se não usar as fitas prenda a tampa na maçã atravessando as duas partes com o galho, como se ele fosse uma flecha. Ponha a fruta dentro do pote e encha-o com mel; feche-o a seguir com a tampa.

Na noite de Lua crescente ou cheia, enterre o vidro junto ao pé de uma árvore florida, acendendo a vela ao lado. Se preferir, guarde o vidro no fundo do seu guarda-roupa (onde ninguém a ache) ou mesmo enterre-o na entrada de sua casa.

16. Ebó de Oxum para prosperidade:

Numa tigela de vidro coloque os ingredientes, obedecendo a ordem a seguir:

08 Moedas;

01 Punhado de Farinha de Milho;

Mel;

Água até a proximidade da borda da tigela;

Perfume;

Pétalas de Flores Amarelas.

Deixe em sua casa ou no local de trabalho durante 07 dias. Despache num verde, reaproveite as moedas e a tigela de vidro.

Peça á Oxum prosperidade e fartura.

17. Para afastar pessoas indesejáveis:

Torre numa panela velha os seguintes ingredientes

07 Grãos de Milho;

07 Grãos de Feijão;

07 Grãos de Amendoim;

03 Pimentas;

Os nomes das pessoas indesejáveis escritos num papel.

Chame pelas pessoas enquanto mexe na panela.

Depois de torrado, triture até se transformar em pó.

Assopre numa encruzilhada mandando as pessoas para longe de sua vida.

18. Para conseguir seus objetivos:

Pegue uma tigela de vidro e coloque no fundo um papel com seus objetivos escritos. Coloque mel por cima. Encha a tigela com água e 08 flores brancas. Guarde por 08 dias. Despache em uma mata verde. Faça todos os seus pedido á Oxalá.

19. Para estreitar laços de amizade e melhorar o relacionamento familiar:

Material

Canjica Amarela cozida;

04 Quindins;

08 Balas de Mel;

Os nomes escritos num papel.

Arrume tudo numa bandeja e despache na praia fazendo seus pedidos á Oxum.


Oxalá

O grande pai dos umbandistas, aquele que espalha a fé pelo mundo, fica feliz quando é homenageado com velas brancas, frutas, coco verde, mel e flores, que podem ser oferecidos em locais menos carregados de negatividade, como bosques, praias e jardins floridos.



Oxum

A senhora do amor e da fraternidade gosta muito da luz de velas brancas, azuis ou amarelas. Flores e frutos de todos os tipos, essências de rosas, champanhe e licor de cereja também a agradam e devem ser oferecidos bem próximos de alguma cachoeira.



Oxóssi

O grande padroeiro da sabedoria e do conhecimento fica muito satisfeito com velas brancas, verdes ou rosas. Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.



Xangô

O todo poderoso Orixá da justiça deve ser presenteado com velas brancas, vermelhas ou marrons. Flores de todas as espécies, cerveja escura, vinho doce e licor de ambrosia são de seu gosto também. Os melhores locais para as homenagens a Xangô são montanhas, cachoeiras ou pedreiras.



Obaluaiê

O grande senhor da evolução se satisfaz com ofertas de velas brancas, vinho rosé, água pura, coco fatiado com mel e pipocas, rosas, margaridas e crisântemos. A oferenda deve ficar em um cruzeiro de cemitério, praia ou à beira de um lago ou represa.



Ogum

O senhor que rege as leis prefere velas brancas, azuis ou vermelhas, cerveja, vinho licoroso e flores (em especial, cravos) que devem ser colocados em campos, caminhos e encruzilhadas.



Iemanjá

A senhora das águas e da vida se alegra com velas brancas, azuis ou rosas, champanhe, calda de ameixa ou pêssego, manjar, arroz-doce, melão e rosas brancas, sempre colocados à beira-mar.


Iansã

A senhora das emoções intensas recebe com prazer velas brancas, amarelas e vermelhas. Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.


Nanã

A regente da maturidade e da razão humana muito se satisfaz com velas brancas, roxas e rosas, champanhe, calda de ameixa ou figo, uva, melão, melancia, figo ou ameixa, sempre depositados perto de lagos ou em um mangue.


Omulu

O orixá que rege nossa passagem para o mundo espiritual deve ser agradado com velas brancas, vermelhas ou pretas, água pura, coco, vinho doce, mel, pipoca e sal grosso, em campo santo (cemitério) ou à beira-mar


© 2018 Casa de Santo Filhos do Axé / Unida por uma Umbanda de fé 
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis!