DÚVIDAS

Peguntas e Respostas



Pode-se observar que as pessoas que procuram a Umbanda o fazem, em sua maioria, para resolverem problemas de ordem material, exigindo um resultado imediato, e quando não encontram creditam no Terreiro ou ao Dirigente e Médiuns, quando não a própria Umbanda, o motivo do seu fracasso.

Por que isso acontece? Acredito que a culpa disso seja dos próprios umbandistas que não esclarecem que a Umbanda é uma religião digna e nobre como todas as outras, se omitem ou são os primeiros a dar "oferendas" para obterem favores materiais das Entidades.

Por outro lado, sabe-se que a Umbanda lida com vários elementos e uma variedade enorme de espíritos, e também que ela tem a capacidade de penetração nos mais variados campos do Astral, conseqüentemente, havendo merecimento e empenho, muito problemas acabam realmente por ter uma "solução mais rápida", mas somente aos que merecem e o fazem por merecer.

Qual é o mistério da Umbanda? Amor e Caridade, pura e simplesmente. A ritualística que cada terreiro de Umbanda segue, somente serve como um leque de possibilidades para os diversos anseios de culto de cada um. Na verdade, quem procura um Terreiro de Umbanda deveria apenas se preocupar se ela é séria, se não cobra consultas e trabalhos e se tem como objetivo principal a caridade e o Amor ao próximo. Essa é a verdadeira Umbanda.

Sabe-se que temos por obrigação sempre buscar o "por que" das coisas e não ficarmos satisfeitos com repostas do tipo "isso é assim porque é" ou "isso é um mistério da fé", aqui vou tentar elucidar algumas dúvidas que encontro por parte da maioria dos freqüentadores e alguns médiuns de Umbanda. Serão perguntas e respostas que escuto freqüentemente nos terreiros ou fora deles. Não julguem a qualidade das perguntas, porque se pra você a pergunta é simples ou boba, para outro poderá não ser. As respostas sim são simples porque assim é a Umbanda. Então vamos lá:

1. Pode uma pessoa praticar o mal sob influencia de espíritos?

Sim pode, tanto quanto pode praticar o bem, também influenciada pelos espíritos. Mas estejam certos de que para que as influencias negativas ou positivas atuem em nossas vidas devemos estar sintonizados com tais vibrações. Portanto orai e vigiai. Você tem seu livre arbítrio e é o único responsável pelas companhias que atrair, tanto carnais como espirituais, e que permitir atuar em sua vida.

2. Todos somos médiuns?

Todos nós somos sensitivos, mas alguns em um grau mais elevado que o outro. Esses diferentes níveis de sensibilidade podem ser compreendidos com diversas formas de mediunidade que está ligada a missão que o individuo tem aqui na terra. Alguns são médiuns de incorporação, outros intuitivos, videntes, audientes, de efeitos físicos, de pisocofonia e de psicografia, todos passíveis de desenvolvimento de acordo com o livre arbítrio de cada um.

3. O Médium quando está incorporado sabe tudo o que está acontecendo e o que a pessoa está falando com a Entidade?

Normalmente sim. A grande maioria dos médiuns é consciente ou semiconsciente como falam, ou seja sabem o que está acontecendo mas não tem ingerência sobre as atitudes da entidade. Normalmente logo após a consulta o médium ainda lembra de alguma coisa, que vem como "flash", mas logo depois vão esquecendo aos poucos. Somente médiuns inconscientes é que não sabem o que se passou durante uma consulta, mas é muito raro este tipo de mediunidade. Mas se a sua preocupação é se você pode conversar qualquer assunto com a entidade que o médium não vai contar pra ninguém, isso aí dependerá da índole do médium e da Casa que ele trabalhe, mas não se preocupe, pois o princípio básico de uma casa de Umbanda séria é o sigilo em respeito às consultas e o respeito com os problemas de cada um.

4. Se uma pessoa tem que trabalhar mediunicamente e se a mesma não entrar para um Centro ela poderá receber um guia ou entidades na rua, em casa, no trabalho ou em outro lugar?

Não. Uma Entidade Guia ou Protetora "de Luz" não irá de forma alguma expor a pessoa ao ridículo ou a situações constrangedoras incorporando em lugares públicos. O fato é que se a pessoa é médium, e tem como missão trabalhar mediunicamente e opta por não desenvolver sua mediunidade isso não faz com que ela deixe de ser médium. O que acontece é que sua mediunidade ficará embrutecida e desamparada expondo a ação de espíritos trevosos que poderão, esses sim, manifestarem em locais públicos colocando a pessoa em situações embaraçosas e de risco. A Umbanda ou outra religião qualquer serve para nosso crescimento moral e espiritual e como um elo de religação com Deus, freqüentar ou participar ativamente de uma deve ser uma opção particular de cada um e não uma imposição. Devemos saber que pelo fato de termos uma mediunidade mais aflorada nos torna imãs, atraindo toda e qualquer energia que estiver nos ambientes aos quais freqüentarmos, o desenvolvimento dessa mediunidade, se faz necessário para aprendermos a lidar com essas energias e controlar as manifestações e termos a oportunidade através do trabalho mediúnico de resgatarmos nossos kármas e compromissos assumidos antes de reencarnarmos. Negar e fugir disso não nos levará a nada, é claro que existem outras formas de praticarmos a Caridade, trabalhar mediunicamente deve ser uma opção e não uma imposição. Cada um com seu Kárma, missão e vontade.

5. É verdade que a pessoa que entra para trabalhar na Umbanda não pode mais sair, porque atrasa a vida?

Não, não é verdade. Como também não é verdade que a vida da pessoa em questão vai pra frente se ela entrar para a Umbanda. O que ocorre é que ao entrar para a corrente de um terreiro de Umbanda a pessoa passa a dar vazão e a desenvolver sua mediunidade, assume compromissos e responsabilidades, se tranqüiliza e se harmoniza vibracionalmente e evolutivamente, ou pelo menos deveria. O "atraso na vida" da pessoa ocorre porque ela deixa de se equilibrar, evoluir e fazer caridade. Conseqüentemente ela deixa de ter tranqüilidade para resolver até o mais simples dos problemas. Mas isso ocorre porque a pessoa saiu do Terreiro, mas não deixou de ser médium e continua recebendo influência do Astral. E se ela não continuar com suas responsabilidades em ter uma vida regrada, de conduta ilibata e não praticar a caridade de alguma forma, receberá maior influencia do Astral inferior, segundo a Lei das afinidades. Que fique bem claro que não é o ingresso da pessoa ou a sua permanência na Umbanda, ou qualquer outra religião, que fará com que a vida da pessoa "ande pra frente" ou que todos os problemas dela se resolverão. Temos que ter a consciência de que é a sua conduta moral, seu desejo de praticar a caridade, de ajudar ao próximo, de buscar sua evolução é que será determinante se ela vai melhorar ou não, é uma questão de merecimento pessoal. A Umbanda através de um Terreiro sério lhe dará a oportunidade, o conhecimento e o meio, cabe a pessoa abraçar ou não.

6. É, mas uma vez eu ouvi um médium dizer que se ele abandonasse as entidades o castigariam? Isso é verdade?

Não, a entidade não faria isso. Certamente era o médium que em suas limitações de conhecimento entendia assim. Na verdade o que muito provavelmente aconteceria, se fosse em um Terreiro sério e com entidades sérias, a Entidade faria era aconselhar e alertar o médium quanto ao perigo que ele estaria sujeito ao abandonar a Umbanda ou seu compromisso mediúnico. Entidade Protetora ou Guia, não bate ou castiga seu médium, ela respeita a sua opção e o livre arbítrio que lhe foi outorgado por Deus. Ele não tem ingerência sobre isso. Como dito anteriormente, o médium ao se afastar do seu compromisso mediúnico ou do terreiro, não deixa de ser médium por isso, de acordo com o que faça da sua vida a partir daí é o que vai justificar sua nova condição, se fizer coisas boas continuará recebendo boas influências, mas se levar uma vida desregrada receberá influências negativas ou ruins. A Umbanda, tão pouco seus guias e protetores, não têm função de nos punir e sim de orientar e amparar.

7. O que é um "guia de frente"?

É a entidade que chefia a coroa do médium, é representante direto de seu Orixá Regente. 

É responsável em comandar todas as entidades e guias que trabalhem na coroa do médium ela traz as orientações e ordens diretas do Orixá Regente. São também conhecidas como mentores. Em alguns terreiros pode ser também um Preto-velho ou um Caboclo.

8. Pode duas ou mais pessoas receber entidades com o mesmo nome?

Certamente que sim. Aliás isso é bastante comum de acontecer da mesma maneira que encontramos pessoas com o mesmo nome. Podemos observar várias entidades se identificando como: Caboclo Rompe Mato, por exemplo, isso não quer dizer que é a mesma entidade ou o mesmo espírito, e sim entidades que trabalham em um mesmo campo vibracional. Na verdade se paramos para pensar realmente, o nome é o que menos deve importar, mas sim o grau de comprometimento com a caridade.

9. Como é o desenvolvimento de um médium Umbandista?

Embora esta questão seja bastante específica e a resposta varie de terreiro para terreiro, como a maioria das questões sobre ritualística e fundamentos, vejamos alguns pontos que devem ser observados.

a) É fundamental uma avaliação minuciosa do médium com relação a Umbanda e suas próprias aspirações. É de suma importância que ele esteja certo de que é isso que deseja para si e para sua vida, que entenda que a Umbanda é uma religião que o ajudará na sua evolução através da Caridade e não é para resolver seus problemas.

b)  A casa que ele escolher para realizar este empreendimento deve estar o mais próximo do que ele acredite, entenda e queira para si. É fundamental que seja uma casa séria e comprometida com a caridade, ou seja, que seja realmente de Umbanda.

c) As diferentes ritualísticas da Umbanda servem exatamente para atender as diversas aspirações. Por isso antes de qualquer coisa ele deve freqüentar a assistência assiduamente, observar, envolver-se e estudar até ter certeza que ali é o seu lugar.

d) Cada casa tem um critério para se fazer parte da corrente, procure saber qual é. Ao entrar para a corrente deverá seguir rigorosamente as orientações do Dirigente e da Entidade chefe ou das pessoas a sua ordem.

e) Entender que nãos será umbandista dos portões para dentro do terreiro, mas sim de coração, corpo e alma. Deverá dedicar-se, educar-se, doutrinar-se seguindo as orientações recebidas, que sua conduta moral deverá ser constantemente vigiada.

f) Participar de todas as seções que esteja, abertas aos médiuns novos, estudar e se dedicar com afinco, buscando sempre melhorar seus pensamentos, desejos e vontades. 

Buscar constantemente a evolução espiritual e moral, para assim poder preparar o seu corpo e mente para ser um bom instrumento para as Entidades Protetoras e Guias. 

Buscar tudo isso irá facilitar a incorporação e o desenvolvimento de sua mediunidade, se entregue de corpo e alma, sem medo. É essencial lembrar que é um momento de adaptação, onde tanto médium quanto entidade estarão se afinizando. Não tenha pressa, o tempo que você levará para incorporar, dar passes, dar consultas, só dependerá de você mesmo, de sua dedicação empenho e preparo seguindo as orientações que lhe forem passadas.

10. É verdade que homens que trabalham com entidades femininas são Gays ou podem se tornar?

Não, não é verdade. O que determina a preferência sexual de uma pessoa é ela mesma e não a entidade, aliás ninguém tem ingerência sobre este assunto, isso é um pensamento machista e preconceituoso, a Umbanda não coaduna com pensamentos retrógrados. 

Ninguém vira ou se torna homossexual, ou ela é ou não é, isso é uma característica dela e deve ser respeitado O médium é um medianeiro, um aparelho para a espiritualidade trabalhar pela expansão da caridade, assim sendo a entidade não interfere na personalidade do médium, senão todos que incorporarem Ogum serão guerreiros, e quem trabalha com todas as linhas sofre de personalidades múltiplas. Então se for assim mulheres também não podem trabalhar com entidades masculinas pois se tornarão lésbicas.Temos que mudar esta mentalidade e acabar com o preconceito dentro dos Terreiros. A Umbanda tem lógica e coerência, o que deve realmente interessar não é a preferência sexual do indivíduo, mas o quanto de caridade e amor a pessoa tem para fazer e dar, o quão dedicado a espiritualidade ela o é, e o quão envolvido com o astral superior ela esteja.

11. Como funciona a hierarquia dentro de um terreiro de Umbanda?

Dentro de um terreiro de Umbanda deve existir organização e disciplina. E para manter essa organização e disciplina deve existir também um sistema hierárquico. Alguns Terreiros dividem-se em parte administrativa e espiritual. A parte administrativa funciona como uma associação normal, com Presidente, Tesoureiro, Secretários e outros cargos que possam vir a serem úteis na composição de seu estatuto. Já a parte espiritual é comum ser dividida da seguinte forma:

a)  Babalorixá e Ialorixá: São os Dirigentes do terreiro, o Sacerdote (Babalorixá) ou a Sacerdotisa (Ialorixá). É o Responsável espiritual por tudo que acontece nas gírias, antes, durante e depois. São também chamados de pais e mães-de-santo. Eles têm a função de cuidar e zelar espiritualmente do Terreiro e dos médiuns, orientar e dirigir os trabalhos abertos e fechados ao público. São os responsáveis em fazer cumprir as diretrizes estabelecidas pelo astral superior.

b)  Pai Pequeno e Mãe Pequena: São as segundas pessoas na hierarquia de um terreiro. Tem como função auxiliar e substituir quando necessário o Babalorixá e a Ialorixá. Outras funções específicas variam de terreiro para terreiro.

c)  Médiuns de Trabalho: São os médiuns que trabalham incorporados, cujas entidades já dão consulta e já passaram por todos os preceitos do terreiro, que também variam de Terreiro para Terreiro.

d) Médiuns em Desenvolvimento: São Médiuns que como o nome já diz, estão em desenvolvimento, ainda não passaram por todos os preceitos da casa. Em alguns Terreiros ele podem dar passes, já incorporam uma ou outra linha de trabalho, mas não são autorizados a dar consultas. Estão sendo preparados para tornarem médiuns de Trabalho. Ajudam no auxílio as entidades incorporadas.

e) Cambonos: São os responsáveis para auxiliar as entidades, esclarecer a assistência quanto as obrigações passadas, coordenar a entrada da assistência nas consultas e passes.

f) Curimbeiro, Tabaqueiro ou Ogã: É a pessoa responsável pela puxada dos pontos cantados e bater ou tocar o atabaque, quando utilizados pelo Terreiro. Sua função é a de ajudar na evocação das entidades e auxiliar a manter a agrégora positiva da Casa durante as seções. Deixemos bem claro que todas as funções são importantes dentro da organização de um Terreiro e nenhuma é melhor ou pior que a outra, o respeito e a disciplina deve sempre ser elementos básicos da convivência entre todos, deve-se tomar muito cuidado com a vaidade e a inveja, sentimentos que devem ser sempre repudiados por todo e qualquer umbandista.

12. O que pode ou não dentro dos rituais praticados nos Terreiros serem considerados de Umbanda?

Podemos observar a enorme confusão que as pessoas fazem em relação ao que faz ou não parte dos rituais da Umbanda e o que faz um terreiro serem considerados de Umbanda. Em primeiro lugar a premissa básica para que se determine que um terreiro seja UMBANDA é a caridade que se pratica no local. Não podemos confundir fundamentos com elementos de rito ou culto. Em primeiro lugar é fundamental estabelecermos algumas premissas básicas para o perfeito entendimento a respeito da diferenciação do que seja "fundamento" de "elemento de rito".

Fundamento: É tudo que existe velado ou não, dentro do terreiro que "fundamenta" e direciona seus trabalhos. Estabelece suas linhas de força trabalhada e cultuada, assim como a missão da Casa. Ou seja, interfere e determina o resultado final dos trabalhos realizados. É estabelecido pelos Dirigentes espirituais. Exemplo: firmezas ou pontos de força estabelecidos no Gongá.

Elemento de Rito: é tudo que existe, velado ou não, presente ou não, que não interfere no resultado final dos trabalhos e nem na missão da Casa. É estabelecido pelo sacerdote. Entendido isso vejamos então o que determina realmente se um terreiro é de Umbanda ou não?

a) Na umbanda o atabaque é elemento de rito, ou seja, a presença ou não do atabaque NÃO interfere no RESULTADO final do trabalho. A gira pode ficar, e fica mesmo, mais alegre, mais "vibrante", mas o resultado final é o mesmo. As entidades incorporam e fazem seu trabalho da mesma maneira.

b) As roupas (saias rodadas, etc.) são elemento de rito, o fato de serem brancas é que é fundamento, ou seja, se as mulheres trabalham com "baianas" rodadas ou sem roda, ou de jalecos não interfere no resultado final do trabalho. As roupas coloridas podem ser usadas em giras festivas. Vai da preferência do sacerdote.

c) Sacrifício de animal não é fundamento e muito menos elemento de rito da umbanda, entretanto é e tem fundamento em outras religiões. Esses simples exemplos servem apenas para ilustrar, pois é tão fácil e simples saber ou detectar se um terreiro é de umbanda ou não. Há caridade? Não há cobrança por trabalhos, consultas ou passes? Não há sacrifício de animais? Então é umbanda. Fácil, não? O resto, ou quase tudo, é elemento de rito.

13. Qual a necessidade ou a importância do uso de roupas brancas?

A "Roupa Branca" usada pelos médiuns nos rituais de Umbanda, deve ser tratada de maneira especial e usada exclusivamente para este fim.Ela representa a pureza e a simplicidade, além do branco ser uma cor que absorve a vibrações mas não as retém.

14. Qual o objetivo dos banhos de ervas?

Tem ervas que são para descarrego, outras para energização e outras com ambas as funções, outras simplesmente preparatórias para algum tipo de trabalho. Dependendo da necessidade o médium ou o consulente, tomará seu banho de ervas objetivando sempre uma boa harmonização com as forças da natureza, para a consecução dos objetivos propostos. Os banhos de ervas necessitam de uma ritualística preparatória e não devem ser tomados indiscriminadamente, só devem ser tomados sob orientação da Entidade ou do Dirigente do Terreiro ou de pessoas a sua ordem, pois sem o conhecimento específico do problema e do objetivo a ser alcançado, o banho pode ter efeito contrário. Por exemplo se a pessoa tiver agitada demais não deverá tomar banho de ervas Ogum ou Iansã, pois poderá ficar mais agitada ainda.

15. Porque batemos a cabeça no gongá?

O "bater a cabeça" é um gestual que representa humildade e respeito, é uma ato de oferecimento de seu Ori (coroa), de reverencia e agradecimento à Coroa Regente da Casa e de pedido de benção.

16. E os colares na Umbanda?

Os "colares", os quais chamamos de "guias", são utilizados para auxiliar fixação da vibração do Orixá e tem a função de atração ou proteção.Utilizar ou não, a quantidade de contas e quanto o tipo varia de Terreiro para Terreiro conforme a orientação da Entidade Chefe ou do Dirigente. Mas elas não devem ser compradas, pois devem ser preparadas pela própria pessoa segundo os preceitos de cada casa.

17. Na Umbanda não existe sacrifícios de animais? Mas já vi terreiros que praticam esses rituais, então eles não são Terreiros de Umbanda?

Não, não são terreiros de Umbanda. A Umbanda anunciada e fundada como culto pelo Caboclo das 7 Encruzilhadas não tem a prática de sacrificar animais. O que precisa ficar bem claro é que Terreiro que pratica sacrifícios de animais, seja para iniciações, descarrego, oferendas ou qualquer outra coisa, não é um terreiro de Umbanda, mas sim outra forma de culto que não me cabe discorrer sobre.

18. Porque fazer firmeza para Exús e Pombas-gira?

Exús e Pomba-giras são nossos guardiões e defensores dos ataques do astral inferior. Ao fazermos firmeza para eles estamos fornecendo pontos de energização e fixação de energia que visam a facilitar este trabalho.

19. Como é o trabalho de um Exú e uma Pomba-gira?

Como já vimos Exús e Pombas-gira trabalham para nossa defesa e proteção. Atuam nas regiões umbralinas ou onde sua presença se fizer necessária. São verdadeiros soldados do astral envolvendo os trabalhos de defesa com sua energia equilibradora.

20. Qual é a importância de uma gira de Exús?

As giras de exus servem para expurgar, descarregar, encaminhar, limpeza do terreiro, dos médiuns e de todos os trabalhos de desobsessão do mês. Servem também para oportunizar a estas entidades maravilhosas, através da incorporação e da consulta, sua evolução e na busca de conselhos de assuntos mais de terra. Não podemos esquecer que eles é que dão o primeiro combate contra as forças trevosas, são eles que nos defendem, que representam e levam as ordens dos enviados de orixás aos níveis mais baixos da crosta, são eles os executores dos kármas, que limpam, descarregam e atuam como elementos magísticos no desmanche de trabalhos de magia negra.

21. Porque algumas entidades na Umbanda bebem e fumam?

A Umbanda, seus médiuns, os espíritos que nela trabalham e, em particular, os espíritos que trabalham na linha de Exu são alvos de muitas críticas devido ao uso da bebida alcoólica e do fumo durante seus trabalhos.

Essas críticas baseiam-se no conhecimento, com o qual concordamos plenamente, de que o vício e a mediunidade responsável são incompatíveis. Por isso, a Umbanda é comumente associada a espíritos ainda muito apegados à matéria e/ou a médiuns despreparados e de precária estrutura moral. É claro que temos entidades que por estarem em um plano ainda próximo ao da terra guardam os vícios de uma encarnação recente, bem como médiuns que se utilizam das entidades para se embriagarem.

Mas isso não é regra, não é porque uma entidade bebe e fuma que ela é um espírito inferior, o fumo e a bebida também fazem parte da caracterização da entidade e ajuda na comunicação entre a entidade e consulentes que associando, por exemplo, um preto-velho que fuma cachimbo ou um Exu que bebe marafo como legítimos e, portanto, dignos de confiança e respeito. Muita das vezes, mesmo pessoas cultas podem levantar dúvidas quanto à legitimidade da comunicação mediúnica quando ela não envolve o uso desses instrumentos de caracterização da entidade (nos quais se incluem, também, a mudança de voz ou de postura física do médium, embora esses elementos tenham suas devidas funções, como se explicará melhor em outra oportunidade). Essa caracterização das entidades é fundamentada em processos culturais desenvolvidos desde os tempos antigos e presentes no surgimento da Umbanda e facilitam que o médium iniciante reconheça e assimile a personalidade da entidade, permitindo que a entidade se expresse sem maior influência da sua personalidade, já que o médium se torna mais flexível a uma realidade psíquica estranha à sua.

Dentro do conceito elemental, o fumo é uma defumação direcionada, que traz além do vegetal, os quatro elementos básicos (terra, água, ar e fogo) para trabalhos de magia prática. O Sopro por si só traz efeitos terapêuticos e espirituais muito valorosos e eficazes nos trabalhos de cura e limpeza, que somado ao poder das ervas é potencializado muitas vezes em resultados largamente vistos durante os trabalhos de Umbanda. Já o Álcool é do elemento água, provindo de um vegetal (a cana), que se sustenta na terra, altamente volátil no ar e considerado o "Fogo líquido", de fácil combustão. Tanto o Fumo quanto o Álcool são utilizados para desagregar energia negativa, queimar larvas e miasmas astrais, e no caso do Álcool para desinfetar e limpar no externo e no interno já que pode ser ingerido. O fumo, Tabaco, o álcool são considerados um "Elemento de Poder", usados há milênios pelos povos indígenas, considerado sagrado com larga utilização em seus trabalhos de cura.Tudo que é sagrado traz o divino e as virtudes para nossas vidas, sempre que profanamos algo sagrado atraímos a dor e o vicio. Assim o mesmo tabaco e o álcool que cura em seu aspecto sagrado também vicia e traz a dor quando utilizado de forma profana.

22. Se eu não trabalhar na Umbanda, minha vida vai para trás?

Mito. A prática da Umbanda pode ser importante, mas o seu objetivo principal é, essencialmente, o desenvolvimento espiritual e moral de cada um, o que pode ser alcançado por outros tantos meios. Contudo, pessoas que possuem mediunidade muito aflorada podem se ressentir caso deixem de desenvolvê-la, porque esse dom quando desregulado pode gerar desconfortos. Mas, ajustado isso, seja através da Umbanda ou de qualquer outro caminho adequado, o desconforto desaparece por completo. Há pessoas que dizem que a vida não iria para frente porque os espíritos não deixariam isso acontecer até que a pessoa se prontifique a servi-los através da mediunidade. Esta é uma afirmativa totalmente falsa. Sabemos que este expediente costuma ser usado por alguns dirigentes de terreiro com a finalidade de coagir médiuns a fazer parte de suas giras. São pessoas, evidentemente, que não merecem credibilidade. Porém, se é certo que os espíritos de Umbanda não exigem que a pessoa seja praticante, por outro lado ficam muito felizes quando isso acontece e tratam de servir o umbandista assim como são servidos por ele.

23. Exu faz mal?

De jeito nenhum, mil vezes mito! Os Exus fazem parte da Quimbanda, que é a Umbanda em sua outra polaridade. Esta polaridade, Pai Antero ensina, é como os fios da lâmpada, positivo e negativo, sem os quais a luz não se faz. Assim, a Quimbanda serve aos propósitos da Umbanda com extrema leadade e os Exus são os seus representantes. Grandes policiais do plano astral, são austeros defensores da lei divina, a qual se empenham em proteger sem medir esforços.

Esse mito decorre, e isso infelizmente é verdade, de espíritos baixos os comumente conhecidos como Exus Pagãos, que ainda encontram médiuns dispostos a servi-los, e que usam o nome dos Exus como falsa identidade. Não passam de impostores, que, mais dia, menos dia, terão seus destinos cruzados com os dos verdadeiros Exus e assim, então, nunca mais ousarão usar o nome destes em vão.

24. Não pode a Mulher incorporar mestruada?

Segundo Pai Antero, a menstruação, certamente, é menos incômodo para o guia espiritual do que um pedaço de carne a apodrecer no estômago do médium ou um eventual desequilíbrio emocional que venha a baixar a vibração pessoal deste. O sangue menstrual pode gerar desconforto somente na médium, o que pode atrapalhar a conexão mediúnica, mas é só.

Portanto, assim como a médium pode incorporar mesmo estando "naqueles dias", pode conversar com o Pai Antero e deixar de fazê-lo caso ache melhor.

25. Os acessórios (como perfumes, incensos, chapéus, laços etc), significam maior eficiência no trabalho?

Mito. Esses elementos ajudam, mas não garantem maior eficiência não. O que garante a eficiência é tão somente o adequado preparo do médium. Os espíritos gostam de usar esses elementos porque são elos de referência material que facilitam o trabalho e despertam referências concretas no psiquismo de nós encarnados, mas não prescindem disso para alcançar a eficiência do que fazem. 

26. Qual a posição da Umbanda frente a virgindade e ao sexo antes do casamento? 

A Umbanda, como algumas outras religiões, de prática explícita de magia, tem seus fundamentos na Magia Ancestral e na Filosofia Ocultista. Assim, a virgindade e, consequentemente, o sexo antes do casamento não constituem nenhum pecado. Aliás, a palavra pecado não consta do vocabulário ocultista, sendo inventada pelo catolicismo, ou melhor, pelo paulicismo extremamente preconceituoso de Paulo de Tarso. O pecado foi uma das maiores invenções do catolicismo, pois dava total direito ao sacerdote de retirá-lo. Assim, todo o poder estava concentrado nas mãos da Igreja, que determinava quem entraria ou não nos reinos do céu. O Ocultismo diz que qualquer ato teu será única e exclusivamente de tua responsabilidade. 

Ninguém tem o poder de anistiar quem quer que seja. Ninguém retira de ninguém o choque de retorno por todas as suas ações. Voltando ainda a questão da virgindade, o Ocultismo e, consequentemente a filosofia Umbandista nos dizem que a virgindade não tem o valor que a sociedade lhe atribui. A promiscuidade é que deve sempre ser evitada. 

A troca de parceiros também é bastante danosa tanto ao corpo físico, como ao corpo energético. Todas as religiões antigas, sem a influência do catolicismo-judaísmo, viam a perda da virgindade como um fato bastante natural. O tabu da virgindade começa a ganhar bastante força, a cerca de uns três séculos atrás, quando a promiscuidade entre os jovens crescia assustadoramente e, desta forma, a Igreja católica reascende o mito de Maria e sua virgindade, a fim de travar esta "libertinagem" dos jovens. Até então, Maria, mãe de Jesus, não era muito cultuada pelo próprio catolicismo. Da mesma forma tudo que foi dito para a virgindade se aplica ao sexo antes do casamento. Tudo não passa de uma questão de foro social e da moral vigente. Hoje em dia, nossa sociedade admite que o jovem homem possa ter suas relações antes do casamento, mas ainda encontramos bastante resistência, desta mesma sociedade, às jovens mulheres de fazê-lo. Ora, se os rapazes podem e as moças não, como então se dará o ato sexual? Provavelmente com as prostitutas de plantão. Prostitutas estas que a nossa mesma sociedade não aceita e tenta tirar-lhes todo e qualquer direito humano. Somente para finalizar, virgindade e sexo antes do casamento é tabu somente naquelas religiões de forte influência judaico-cristã. O que a Umbanda não aceita, assim como qualquer filosofia religiosa, de fundamentação não judaico-cristã, é a promiscuidade ou a troca constante de parceiros. Isto gera sérios problemas de ordem energética e física, com danos irreparáveis à saúde holística do ser humano. 

27. Qual a posição da Umbanda frente a fidelidade/adultério? 

Esta pergunta já foi de certa forma respondida na questão anterior. A Umbanda, assim como prega o Ocultismo, é contra somente à promiscuidade e à troca constante de parceiros. Se uma pessoa busca sua satisfação sexual fora do casamento, é sinal de que algo não está se ajustando entre os dois. O mais correto seria uma conversa a dois para resolver-se o problema. Caso a conversa não seja possível, é sinal de grande desgaste na relação. E se o desgaste chegou a um ponto tal, é sinal que o amor acabou. Se o amor acabou, consequentemente, a união acabou. A Igreja Católica é a única que une duas pessoas até que a morte as separe. A Umbanda, como a maioria das religiões, une duas pessoas "enquanto o amor perdurar". Acabando o amor, a relação não mais sobreviverá e estará desfeita. Assim, a Umbanda não é contra diretamente ao adultério, mas o é na sua essência, pois é contra a uma relação que se sustenta sem o amor, pois que se há o amor, a relação se basta entre os dois. Aqui retomamos à questão anterior, no tocante à troca de parceiros e à promiscuidade. Este sim, é o maior mal que um ser humano pode fazer a si mesmo. Destrói todo o seu corpo energético, com consequências danosas ao físico. 

Um ponto que não foi levantado, mas que também é importante de ser comentado, é a questão das diversas modalidades do ato sexual. Novamente, o que vamos encontrar no Ocultismo é a total liberdade de se usar o que tem, da forma que se quiser. As únicas ressalvas são: qualquer ato de amor, e o ato sexual é um profundo ato de amor, só deve ser praticado quando ambos os parceiros estão em acordo com a prática; caso um dois parceiros não concorde, não deve-se forçá-lo. Isto sim, constitui uma falta gravíssima, pois se estará indo de encontro ao livre arbítrio de um ser humano. E o livre arbítrio é a coisa mais importante que existe. É a Lei mais séria a ser respeitada; evita-se a promiscuidade sob todas as suas formas; evita-se a troca de parceiros; deve-se procurar relacionamentos com pessoas do mesmo nível energético, de forma a não haver perdas, principalmente por parte da mulher, uma vez que é ela quem promove a recirculação energética durante o ato sexual. 

28. Qual a diferença entre a Umbanda e o Candomblé? 

Todas! Aliás a única semelhança é o fato da Umbanda adotar os mesmos nomes dados pelos negros Yorubás ao seu "objeto" de culto. O Orixá na Umbanda é uma qualidade divina. É uma Força Cósmica emanente do Criador, que nunca viveu, nunca teve uma forma física. É pura energia eletro-magnética. Não tem consciência como a tem um ser humano. É uma partição do poder Criador. Já no Candomblé, o Orixá tanto pode ser um ancestral e, desta forma, com qualidades humanas, como pode ser uma Força da Natureza. Nesta segunda condição, se enquadra melhor à definição dada pela Umbanda. 

Não devemos interpretar que a Umbanda esteja certa e o Candomblé errado ou vice-versa. São coisas totalmente diferentes que possuem o mesmo nome! A Umbanda faz um grande culto ao processo mediúnico, enquanto que o Candomblé não. O verdadeiro Candomblé não aceita a incorporação, admitindo somente que se" dance" para o Orixá. Como o processo de incorporação só é possível através de seres que já tiveram uma forma física, todas as Entidades cultuadas pela Umbanda são tratadas, pelo Candomblé, como eguns, ou seja, pessoas que viveram e estão desencarnadas. O Candomblé não admite a incorporação de eguns. A Umbanda não aceita, de forma alguma, o sacrifício animal, pois que o sangue é um fluido de extrema força enquanto dentro de um corpo, passando a ser de uma força negativa poderosísima, logo após ser vertido deste mesmo corpo. Já no Candomblé, seu Axé, ou seja, a força do culto, está justamente no sangue vertido pelo animal. A Umbanda faz uso, em seu processo mágico, de velas, fitas, pedras, metais, resinas, essências e todas as dádivas da natureza como mel, leite, bebidas diversas, frutas, legumes, cereais, verduras e vegetais diversos. O ponto central do culto umbandista está na invocação de Caboclos, Pretos-Velhos, Exus, Pomba-Giras, Crianças, Boiadeiros, Marinheiros, Mineiros, Ciganos e tantas outras falanges menos cultuadas, porém de não menos importância. Já no Candomblé, o culto é prestado às forças da Natureza. Na Umbanda, a figura do sacerdote é secundária, sendo o culto prestado às Entidades. Já no Candomblé, o sacerdote canaliza em si toda a força do Templo, devendo todos tratá-lo com o máximo respeito, respeito este, superior, até mesmo, aos Orixás. O sacerdote no Candomblé é a própria encarnação do Orixá que dirige aquela comunidade. 

Na Umbanda, isto é impossível de ocorrer, dentro da sua lógica. O Camdomblé cuida do "santo", enquanto que a Umbanda cultua o "santo". Pela filosofia do Candomblé, tudo é possível para manter o adepto em perfeita prosperidade, saúde e correspondência amorosa. Já pela filosofia Umbandista, o livre arbítrio, seja do adepto, seja de quem quer que seja, deverá sempre ser respeitado. E outras tantas existem, mas o apresentado já é suficiente para se perceber que são duas religiões completamente distintas, trazendo tão somente o nome, na lingua Yorubá, de uma parte da sua liturgia. Infelizmente, o que vemos, na maioria dos "terreiros", são "umbandomblés" que misturam rituais Umbandistas com Candomblecistas, degenerando ambas as Religiões. 

29. Existe a Umbanda Branca e a Umbanda Negra? 

Não! Isto é um grande absurdo! Existe somente uma única Umbanda, que não é branca nem preta, é simplesmente Umbanda. O ser humano, com sua mente bipolar, voltada para o bem e o mal, não consegue conceber uma religião que cultue somente as Forças ditas do bem. Necessita inventar algo que se contraponha ao bem e, assim, da Umbanda "branca" surge a "umbanda negra". Os "feiticeiros" que, não possuindo uma ética, dirigem certas forças para fins duvidosos e nem sempre condizentes com a boa prática religiosa e mágica. Para alguns autores, a "umbanda negra" vem a ser a Quimbanda. Isto é um outro absurdo! Quimbanda é uma religião que se assemelha, em muito, às práticas xamânicas, voltada principalmente para o trabalho de cura. 

Alguns feiticeiros, de posse destas práticas, dirigiam seus rituais com fins não éticos, degenerando todo o ritual e fazendo surgir uma nova prática, por eles denominada de "umbanda negra". 

30. Quais os nomes das principais entidades? Do que elas se ocupam? Como exemplo é citada Nanã que encaminha as pessoas que morreram. 

Pelo exemplo citado percebe-se que não se está falando de Entidades e sim de Orixás, pois que a Força de Nanã não é uma Entidade e sim um Orixá. Uma Entidade já encarnou e já possuiu, um dia, um corpo físico. Um Orixá jamais encarnou. É Força Magnética pura, podendo ser manipulada por qualquer Bruxo. Da mesma forma que podemos manipular a energia elétrica ao nosso bel prazer, desde que com conhecimento técnico, podemos também manipular a Força dos Orixás, desde que com conhecimento para tal. É importante o conhecimento, pois que o trabalho com certas Forças pode ser danoso para aquele que dele se encarrega. Por exemplo, citamos um soldado que irá manipular uma granada. Caso ele conheça perfeitamente o seu funcionamento e o alto risco daí decorrente, respeitará o artefato, ciente do grande poder que tem nas mãos. Caso seja um inconsequente, que não tenha conhecimentos técnicos e, portanto, não respeite o artefato que possui nas mãos, poderá levar a sérios acidentes, pondo em risco muitas vidas. Mas, voltando aos Orixás, são Emanações de Deus, com sua energia própria, com uma determinada qualidade. Deus engloba em si todas as qualidades que conhecemos. 

Porém a mente humana, bastante embotada e pequena, não consegue entender Deus em toda a Sua Totalidade. 

Somente através da repartição, podemos entendê-Lo. Daí captarmos a Força dos Órixás, divididas como nos chegam, até a nossa mente.

Uma vez entendido isto, podemos então enumerar os Orixás com suas qualidades próprias, de modo resumido: 

- Oxalá Amor, Paz e Harmonia 

- Omulu Transformação de todos os processos 

- Yemanjá Fecundação. Plano emocional 

- Nanã Transcendência entre os diversos planos de manifestação 

- Ossayin Cultura e conhecimento

- Oxossi Psiquismo 

- Ogum Criação. Início de qualquer processo 

- Oxum Poder da mente 

- Yansã Decisões corretas. Coragem 

- Xangô Justiça Divina 

31. Por que há pessoas que travalham anos e não incorporam; outras que apenas incorporam algumas Entidades e outras que incorporam todas? Estaria relacionado a algum tipo de karma? 

Tudo na vida está relacionado com o karma de cada um. Karma é a própria Lei de Ação e Reação. É a lei física que diz que "a toda ação corresponde uma reação contrária e em sentido oposto". Qualquer ato do ser humano gera um karma. Qualquer movimento gera um karma. Logo, o tipo de mediunidade de cada um, é um problema do karma de cada um. A mediunidade é um problema kármico. Somente alguns pouquíssimos seres humanos como Jesus, Sidarta Gautama, Krishina e outros, possuíram uma mediunidade missionária. Nós, seres humanos cheios de defeitos e problemas, possuímos uma mediunidade kármica. A origem da mediunidade está na Atlântida, quando os seres humanos daquela época, mantinham ligações diretas com a Divindade, não necessitando de medianeiros. Pelo mal uso desta qualidade, fechou-se um certo centro energético do corpo, denominado de chákra frontal, abrindo-se, consequentemente, o plexo solar. Daí surge a nossa humanidade atual, com sérios problemas no trato com as suas emoções e perda da comunicação direta com a Divindade. A comunicação com a Divindade, não podendo ser feita de modo direto como antes, passou a ser realizada de modo indireto, através de um medianeiro ou médium, que através de uma mudança de seu nível de consciência, consegue alcançar outros planos de manifestação. Assim, o tipo de mediunidade irá depender da necessidade kármica de cada um. Não há nenhum paralelo entre a incorporação e o avanço espiritual de cada ser humano. Cada um busca aquilo a que melhor se adapta, na busca de sua elevação espiritual. Sem sombras de dúvidas, o caminho da espiritualidade, através da prática mediúnica, é talvez o mais rápido, porém é extremamente perigoso e cheio de armadilhas, levando ao desespero e à loucura aqueles que não estejam preparados para a sua prática. 

32. O que acontece às pessoas que não trabalham e às que trabalham com suas Entidades? 

De um modo muito geral: nada! Quando digo nada, quero dizer nada que não se possa conviver normalmente, desde que se tenha uma estrutura emocional bastante forte. A mediunidade, antes mesmo de ser um problema de ordem espiritual é, antes de tudo, um problema de ordem fisiológica. Da mesma forma que uma pessoa normal não poderá ficar muito tempo sem urinar ou mesmo defecar, podendo ter sérias complicações, levando-a, inclusive à morte, uma pessoa que não pratique a mediunidade terá problemas de ordem física. O primeiro sintoma de uma mediunidade mal trabalhada surge com um nervosismo exagerado, irritação levando a distúrbios neuro-vegetativos. 

Dependendo da força mental desta pessoa, o processo poderá agravar-se ou não, podendo até mesmo manter-se sob controle. A necessidade da prática mediúnica vem de acertos realizados antes mesmo de sua presente encarnação. Para que possa fazer uso da mediunidade é preciso certos acertos em nosso corpo físico e astral. Caso não se dê vazão a este processo, poderá haver um acúmulo de energia sobre o corpo, principalmente o emocional. 

Concluindo, esta estória de que o "Santo" dá surras nas pessoas é pura invenção para por sobre "outros" ombros os problemas de vida das pessoas. Cada um é responsável pelos seus atos. O "Santo" está ao nosso lado para nos proteger e mostrar um caminho, nunca com a espada na mão pronta a descê-la ao menor deslize de nossa parte. 

33. Por que a mesma Entidade incorpora pessoas diferentes? 

Isto é um outro grande absurdo! A mesma Entidade não incorpora pessoas diferentes. 

Diferentes Entidades se apresentam com o mesmo nome. Isto é o que acontece. É o mesmo caso se você, por exemplo, viajasse para fora do país. Ninguém estaria interessado em saber se você se chama Maria, mora em Itaipuaçú, no município de Maricá, no Estado do Rio de Janeiro, no Brasil. As pessoas estariam interessadas somente em saber se você é brasileira ou não. Agora, como você existem mais 150.000.000 de brasileiros! E todos se identificam simplesmente como brasileiros! 

O mesmo acontece com as Entidades. É como se fossem grandes famílias ou Escolas formadas por um grande número de seres, que se identificam com certas práticas mágicas. Estes seres se agrupam por semelhança na maneira de trabalhar e de ver as coisas. Quando uma Entidade se apresenta como o Caboclo Pena Branca, não quer dizer que ali esteja realmente o Caboclo Pena Branca, até porque nós, seres humanos vulgares, não teríamos condições energéticas de incorporá-Lo. Mas com certeza ali está um Ser que trabalha nesta "Grande Família ou Grande Escola" chefiada por Pena Branca. Junto à esta Família ou Escola poderemos ter centenas ou milhares de Seres que ali se atraem para realizar um trabalho de busca de elevação da humanidade como um todo. 

34. Havendo mais de 200.000 Centros de Umbanda no Brasil, é possível ter dois médiuns incorporando, ao mesmo tempo, por exemplo, a Maria Mulambo? 

Em primeiro lugar, não acredito que existam mais de 200.000 Centros de Umbanda no Brasil. 

Mas, respondendo à sua pergunta, nenhum de nós, seres vulgares como somos, não teríamos condições de incorporar a Grande Força que é Maria Mulambo. Quando um médium se diz incorporado com Maria Mulambo, na verdade está incorporado por uma Entidade que trabalha na Luz de Maria Mulambo. Nesta "Família ou Escola" que chamamos de Maria Mulambo, existem mais centenas ou milhares de Seres ali trabalhando pela mesma causa. Esta pergunta já está respondida na pergunta anterior. 

35. Há possibilidade de algum médium parar de trabalhar? Quais as consequências? 

Sim. Qualquer médium poderá parar de trabalhar sem que isto possa lhe ocasionar algum dano. 

Já falamos sobre isto em uma pergunta anterior. Se o médium apresentar um psiquismo equilibrado, não terá sérias complicações. Caso contrário, poderá ter problemas de ordem psíquica, acarretando danos ao emocional. 

36. Qual o motivo das Entidades se recusarem a me dizer o nome daquela que se utilizou do meu aparelho? 

Em primeiro lugar, para as Entidades, o nome não é o mais importante. O importante é, sim, o trabalho que irão realizar e não um simples nome. Do que adianta um excelente maestro, se na orquestra os músicos não conhecem muito bem a teoria musical? Seria muito melhor um maestro não tão renomado, mas que tivesse uma orquestra em excelente condições de trabalho. Em segundo lugar, o médium em um processo de desenvolvimento, poderá captar várias Entidades, pois que sua "antena" ainda não encontra-se bem "ajustada". Assim, nenhuma Entidade irá dizer quem se apossou de seu corpo, de forma a não induzir o médium a canalizar somente aquela determinada Entidade. Em um processo de desenvolvimento várias Entidades se aproximam do médium ao mesmo tempo. Em terceiro lugar, o fato de dizer quem está consigo, denota uma etapa já avançada no processo de desenvolvimento. Quando um médium dá o nome de quem o acompanha, é sinal de avançado estágio no processo. Logo, as coisas devem vir a seu tempo, não devendo serem antecipadas, sob pena de atrapalhar tudo. 

37. Para a Umbanda, Jesus Cristo possui a mesma história de vida pregada pela Igreja Católica? Ele faz parte da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo)? 

Visando fazer alguns acertos, Jesus é considerado O Cristo e não Jesus Cristo como se a palavra Cristo fosse um sobrenome. Christo é um título e não um nome, da mesma forma que Buddha é um título e não um sobrenome. Jesus incorpora a Força Chrística e Gautama incorpora a Força Búddhica. Ambas são a mesma coisa. Só diferem os nomes de acordo com a Tradição, seja ocidental ou oriental. Para a Umbanda Jesus é um Avatar, ou seja, aquele que já tendo ascensionado, volta ao planeta por um profundo amor à humanidade. Jesus é um Avatar em qualquer que seja a Religião. A Igreja Católica se apodera de Jesus, como se Ele pertencesse a alguém ou a um grupo de pessoas. Jesus, como qualquer outro Avatar de nossa humanidade, pertence a toda a raça e não a um grupo de pessoas. Jesus representa o Filho da Santíssima Trindade. Em todas as religiões existem as três Forças primordiais ou Divinas que a Igreja Católica chama de Santíssima Trindade. O problema é que o catolicismo, extremamente preconceituoso, pois é assentado nas idéias de Paulo de Tarso, não aceitando a presença da mulher em nada, não aceita sequer a presença do feminino na Santíssima Trindade. Em todas as religiões as Forças Primordiais são o Pai, a Mãe e o Filho. A Igreja Católica chama a Mãe de "o" Espírito Santo. 

Na verdade o Espírito Santo é uma Força Feminina, mas camuflada pela Igreja Católica, que a esconde no simbolismo de uma pombinha. A história de Jesus é contada pela Igreja Católica de forma a reforçar os seus dogmas. A verdade é bem outra. Mas não nos cabe aqui entrar em detalhes neste assunto. O fato é que toda religião possui suas três Forças Básicas ou Primordiais que são, em última análise, o Pai, a Mãe e o Filho. Jesus representa o Filho. A Divindade que se fez carne. É como dizem os Princípios Herméticos: "aquilo que está em cima é como o que está em baixo". No plano material, para que um ser nasça é preciso o pai e a mãe. No Plano Divino também é necessário a Força Feminina unindo-se à Força Masculina, gerando o Filho.

38. Já bebi água com mel numa Gira de Exu e guaraná com pirulito dissolvido (segundo o Pedrinho, era remédio). Qual o objetivo dessas duas práticas? 

Cada Falange tem seus ímãs próprios. Ímãs são dádivas da natureza como as frutas, essências e flores, para citar somente algumas, que são utilizadas pelas Entidades em seu trabalho mágico. Neste caso específico do mel e do guaraná vemos o uso da glicose no trabalho de energização da pessoa. Além de energizar, pela presença da glicose que se transforma em energia no organismo, cada Entidade tem o seu processo alquímico próprio, ou seja transformam o mel na substância que seu organismo necessita, para encontrar o equilíbrio e, consequentemente, a saúde. O mesmo fato se dá com o guaraná. Tudo é um processo de alquimia. Tudo pode se transformar naquilo que se queira. Aí está a magia de tudo! 

39. Qual o sentido das Guias (suas cores, a quantidade usada pelos médiuns. Por que não podem ser tocadas por outras pessoas)? 

As Guias são assentamentos móveis usados pelos médiuns. Assentamentos são uma espécie de mandala para atrair uma determinada Força. O uso das Guias é oriundo das religiões tibetanas. 

Como sabemos, a Umbanda é uma grande colcha de retalhos feita com um pouquinho de cada religião. O uso das Guias vem do Tibet, o nome dos Orixás do Candomblé, o "bater cabeça para o altar" do catolicismo e asim várias de suas práticas têm origem nas mais diversas religiões. A Guia atrai uma determinada Força, além de proteger o médium do ataque de seres indesejáveis na Gira, sendo suas cores determinadas pela Falange ou Orixá ao qual está consagrada. A quantidade é determinada pela necessidade do médium, não havendo nenhuma correlação entre o número de Guias e desenvolvimento mediúnico, nem tampouco espiritual. Como é um objeto de uso particular, uma vez que cada Guia é específica para um médium, não podem ser tocadas por outras pessoas, pois que a energia de cada pessoa é diferente uma da outra. Cada vez que se toca uma Guia, coloca-se um pouco da sua energia nela. Como uma Guia é feita para uma pessoa em particular, o fato de tocá-la por alguém, irá deixá-la maculada por aquela energia. 

Além do mais, uma Guia é um objeto ritualístico que, ao ser colocado no corpo, cruza o chákra coronário, ou seja, o ponto de energia mais importante de todo o nosso corpo, localizado no alto de nossa cabeça, exatamente na posição da moleira de uma criança.

Caso uma pessoa tenha maculado a energia de nossa Guia, ao colocá-la novamente no corpo, é a energia desta pessoa que irá cruzar este ponto energético tão importante para nós. Com certeza, isto não será benéfico ao médium. Mesmo se a pessoa que tocou na Guia tiver uma "boa energia", o fato é que por mais boa que seja, é diferente do dono da Guia. É só isto já é motivo para que ninguém as toque. 

40. Além das Guias, há alguns objetos dados pelas Entidades à assistência que também não podem ser tocados por outra pessoa. Por que? 

Pelo mesmo motivo que o descrito na pergunta anterior. Qualquer objeto "trabalhado" para uma dada pessoa tem, no seu sentido mais profundo, uma alquimia com a energia daquela pessoa. O fato de outra pessoa tocá-lo, irá "desmanchar" esta alquimia, pois que irá impregnar o objeto com a sua própria energia. O motivo é o mesmo. 

41. Já ouvi muitas pessoas se dizerem ser filhos, por exemplo, de Yemanjá e Oxossi. O que fazer para se obter esse tipo de informação? 

Ser "filho" de certos Orixás significa conhecer as duas Forças Cósmicas principais que atuam sobre aquele dado ser humano. Todos nós trazemos uma maior sintonia com duas Forças básicas do Cosmos. Uma masculina e outra feminina. Tecnicamente, chamamos de Vibração Original Masculina e Vibração Original Feminina, ou seja, na versão bem popular, um "pai" e uma "mãe" de cabeça. Para se obter este tipo de informação, somente dentro de um Templo, através da utilização de um oráculo, por parte do "Pai-no-Santo". Qualquer outro método de verificação é pura especulação! 

42. O que é necessário para que um médium "deite"? Para que este se torne um Pai-de-Santo precisa deitar para todas as Entidades? 

Para que um médium "deite" é necessário que esteja frequentando assiduamente o Templo, participando de todos os trabalhos que seja solicitado, sob a supervisão de um dirigente que acompanhará todo o seu desenvolvimento mediúnico. O dirigente irá, através de diversas observações, além, principalmente, da comunicação com as Entidades dirigentes, decidir sobre este ritual. Este ritual é uma das etapas no processo de desenvolvimento mediúnico de qualquer médium. Neste ritual fecha-se certos chákras do médium, que abriram-se durante o desenvolvimento, além de proporcionar ao médium uma melhor captação de seus Orixás de Coroa. Existe ainda um outro ritual de imantação, também chamado de deitada para Exu, quando fecha-se o desenvolvimento do médium, além de facilitar a captação das Forças Telúricas. 

Finalmente, a Coroação do médium, ritual de imantação para todos os Orixás e Falanges que vem, como o próprio nome diz, coroar o médium, deixando-lhe apto a qualquer trabalho mediúnico, além de deixá-lo preparado emocionalmente para tudo enfrentar em seu cotidiano. 

Esta imantação é renovada de quatro ou de três em três anos, visando o fortalecimento mediúnico, além de vivificar todos os centros energéticos do corpo físico e astral da pessoa envolvida. Um Pai-no-Santo, pois que esta é a designação correta e não Pai-de-Santo, como diz a maioria, já nasce pronto. É claro que isto não significa dizer que um Pai-no-Santo não precisa passar por todos os rituais que foram acima descritos. Isto faz parte de sua Iniciação nos mistérios da vida. O maior de todos os médiuns de nosso tempo foi Jesus. Mesmo que não queiramos uma comparação tão distante, podemos nos remeter até Apolônio de Tiana, grande Mago na sua época. Qualquer Pai-no-Santo, mesmo com toda a sua preparação pré-berço precisa passar por todos os rituais, conforme passaram certos Magos em Ordens Secretas. Jesus precisou de cerca de 30 anos para completar a sua preparação junto aos Essênios. Para se tornar um Pai-no-Santo é preciso já vir preparado, para tal tarefa, neste mundo. Além disto é preciso ter muita humildade, reconhecendo que todos estamos juntos na embarcação da vida e ninguém está melhor do que ninguém. O conhecimento, que alguns teimam em usar como parâmetro, na verdade não mede nada. O parâmetro, se é que possa existir algum, é a sabedoria, e esta não se adquire em escolas, é antes de tudo, apreendida pela intuição e pela bagagem que cada um traz dentro de si. É preciso também muita perseverança, pois que sem ela nada se alcança em nome da Grande Causa que é o servir a todos sem distinção, sabendo o momento de poder se estender as mãos e, o mais difícil, o momento em que isto não pode ser feito, sem que se crie mágoas ou rancores. 

É preciso também saber calar-se nos momentos adequados. Resumindo: Saber, Ousar, Querer e Calar-se. Eis a grande lição de um Pai-no-Santo verdadeiro ou de um Mago. 

43. Quais são os motivos que levam uma Entidade a escolher aquele determinado médium para incorporar, ou melhor, para trabalhar com ele? 

São motivos de afinidade energética. Estes seres que "trabalham" conosco, por alguma razão, já estiveram juntos conosco em outras vidas. Como alcançaram um desenvolvimento espiritual muito maior que o nosso, hoje vem até nós para tentarem resgatar a nossa espiritualidade perdida em algum lugar do passado. Tudo, é claro, respeitando o nosso livre-arbítrio, sem o qual não poderiam dispor de nosso corpo ou de nossa energia.

44. Povo-de-Rua trata de problemas materiais, como saúde, amor, trabalho. E os Caboclos? 

Os Caboclos tratam de problemas da consciência, principalmente. Nos ajudam a crescer com nossa espiritualidade nos mostrando certos caminhos a seguir. É bom lembrarmos que todas as Entidades podem tratar de qualquer problema, desde que estejam preparadas para tal. Da mesma forma que nenhum ser vivo sobre a Terra é capaz de resolver todos os problemas do saber humano, nenhuma Entidade também o é. As vezes temos o péssimo defeito de confundir uma Entidade com Deus. Somente Deus é infalível e a Sua infalibilidade vem da Sua onipotência, onipresença e oniciência. Uma Entidade não! É um ser muito mais desenvolvido do que qualquer ser humano encarnado, mas ainda muito distante da perfeição de Deus. 

45. E o Preto-Velho? 

O Preto-Velho vem nos ensinando a grande lição da humildade, sem a qual nenhum ser humano consegue se aproximar da Divindade. Os Pretos-Velhos, além de tratarem dos problemas de saúde, também manipulam muito bem toda a Força Mágica. Conhecem profundamente as artes mágicas, principalmente com respeito a alquimia do ser humano. 

46. E a Criança? 

A Criança trabalha com toda a nossa elevação espiritual. São os maiores Magos do Universo. Podem se utilizar de qualquer ser para atingir o seu intento, desde que se justifique no engrandecimento de toda a raça humana. 

47. E o Oriental, trata de problemas de saúde somente? 

Não. Trata de todos os problemas de que tratam as outras Falanges, pois são as mesmas Entidades com uma roupagem fluídica diferente. Invocamos nestes trabalhos a cura e a transformação de todos os nossos processos doentios, por serem a maior demanda de nossa raça. 

48. Existe uma ordem no grau de desenvolvimento destas Entidades? Pode uma Pomba-Gira se desenvolver até se tornar uma Criança? 

Não tem nada a ver. São tipos de trabalho e energia diferentes. Neste raciocínio, diríamos que entre o espectro de luz visível, existem cores que são melhores do que as outras, ou seja, o vermelho iria se "desenvolver" até se tornar um "violeta". Isto não tem o menor sentido! Cada cor tem a sua função específica e uma não é, de modo algum, melhor do que a outra. Todas são úteis. Da mesma forma, uma Criança não é melhor do que uma Pomba-Gira. Cada Entidade tem o seu papel dentro do Plano traçado para evolução de nossa raça. Colocar uma Pomba-Gira com memos importância do que uma Criança, seria o mesmo que dizer que a matéria não importa ao processo de evolução da raça. Isto é um absurdo! Sabemos perfeitamente, por depoimentos obtidos em todas as Ordens, que a matéria é a única via de ascensão do ser humano. Sem a matéria ninguém evolui. Como dizer que o trabalho de uma Pomba-Gira, conhecida esotericamente como a Senhora do Templo da Carne, é menos importante do que o trabalho desenvolvido por uma Criança. 

Todas as Entidades são igualmente importantes no trabalho de ajuda ao ser humano que a elas recorrem. Cada uma com o seu campo de ação, porém, todas trabalhando dentro do Grande Plano desenvolvido pelos Senhores do Karma, para a raça humana atual. 

49. Todos os espíritos se encaixam numa dessas cinco classificações? 

Na verdade estas classificações são qualidades para se alcançar a Divindade. Exu e Pomba-Gira representam a qualidade da ousadia, do crescimento na matéria. Caboclos representam a qualidade da punjança e coragem sem as quais não se alcança nada. Pretos-Velhos representam a qualidade da humildade, sem a qual a presunção será uma grande cortina a velar todos os conhecimentos ocultos. As Crianças representam a qualidade da alegria, sem a qual ninguém poderá ir de encontro à sua Divindade. E todos representam o Amor, elemento básico na evolução da raça humana. Elemento que vem sendo difundido por todos os Avatares de nossa Era e que até hoje ainda não aprendemos a desenvolvê-lo dentro de nós. Ainda conhecemos somente o Amor possessivo e não o verdadeiro Amor altruísta. Todos os espíritos que se adaptam ao ritual de Umbanda se "encaixam" em uma das inúmeras classificações que existem . 

Não são somente estas cinco. Existe mais um grande número de outras Falanges que aqui não foram citadas, como os Marinheiros, Ciganos, Boiadeiros, Mineiros e tantos outros. Todas as Falanges estabelecidas pela Umbanda, visam classificar, com fins didáticos somente, os espíritos que nela atuam. Mas nem todos os espíritos ligados à aura do planeta Terra estão desenvolvendo o seu trabalho dentro do ritual de Umbanda. 

Assim, mesmo que possamos a todos enquadrar em uma das diferentes classificações, de vez serem qualidades que cada um, em última análise possui, nem todos estão "ligados" ao ritual umbandista. 

50. Após ser Criança não há mais o que desenvolver? Qual seria o nome das Entidades mais desenvolvidas do que as Crianças e menos desenvolvidas do que o Povo-de-Rua? Não há a possibilidade de se trabalhar com elas? 

Novamente aqui vê-se o preconceito de se achar que a Pomba-Gira é menos importante do que a Criança, pois que trata de problemas de ordem material. A matéria é a única via de ascensão do ser humano. Ela é tão sagrada quanto o espírito. Uma vez esclarecido que todas as Entidades são suficientemente desenvolvidas para nos ajudarem em nosso trabalho de elevação espiritual, vamos a explicação. Saindo-se da aura do planeta, iremos encontrar toda uma enorme hierarquia. 

Libertando-se do karma do planeta Terra, o indivíduo ascensiona e pode se tornar um Mestre. 

Depois chega a ser um Iniciado e chega até um Adepto. Daí para diante passa por diversos postos até encontrar-se diretamente com a sua essência Divina, ou seja Deus. 

Ninguém "trabalha" com estas Entidades através de um processo de incorporação. É somente pela intuição, via de comunicação com o plano mental, através do qual se "alcança" estas Entidades. 

Além disto, a mente humana ainda não se desenvolveu o bastante para alcançar Planos Superiores. A matéria é o plano mais denso de toda a hierarquia. Abaixo de nosso plano, não há comunicação com a raça humana. 

51. Qual a posição da Umbanda frente a pena de morte? 

Esta é, sem dúvida, uma questão bastante complexa para considerações. Em princípio, todo ser vivo tem direito a vida, pois que todos estão buscando a sua elevação. Quando se diz todo ser vivo, é toda e qualquer espécie de vida sobre o planeta, ou seja, minerais, vegetais, animais e o ser humano. Se fôssemos discutir a questão sob este prisma somente, concluiríamos que a pena de morte deve ser algo abominável, não condizente com as práticas religiosas, sejam elas de quaisquer matizes. Porém, a questão é bem mais complexa do que o direito a vida. Não que o direito a vida não seja algo complexo, mas não nos permite muito o que discutir. É aquele tipo de raciocínio que não admite muitas elocubrações. Analisando um pouco mais profundamente a questão, nos deparamos com a seguinte dúvida: o Sistema Jurídico propõe-se a julgar o indivíduo e qualificá-lo como apto ou não apto ao convívio com a sociedade, podendo concluir por sua aptidão ou não. Da mesma forma, do ponto-de-vista da espiritualidade, este indivíduo poderá estar apto ou não a continuar em sua senda de progresso. Tentando esclarecer um pouco mais. Quando um indivíduo é condenado a pena de morte, seu corpo astral, após a sua morte, vagará neste plano do mesmo nome e, de lá, poderá ser mais danoso à sociedade do que se estivesse entre nós, encarcerado, com apoio psicológico, numa tentativa de ajustá-lo. Com a morte, ficará "solto" no mundo astral, podendo influenciar outros tantos encarnados a cometerem atos de repúdio pela sociedade. Novamente aqui, concluímos que a pena de morte é algo desastroso para todos. Mas mais uma vez o raciocínio não é tão simples como parece ser. 

Existem casos, raros, em que o indivíduo, da mesma forma que no nosso plano, não tem condições de continuar na sua senda. Não desenvolveu atributos básicos para o seu "despertar". 

Nestes casos e, somente nestes casos, o aniquilamento poderá ser feito, pois que, "do outro lado", o mesmo lhe aguarda. Este aniquilamento, do qual não entraremos em detalhes, por exigir conhecimentos teosóficos mais profundos, leva o indivíduo a um estado de "trancafiamento" de sua consciência, permanecendo neste estado até que tenha condições de, novamente, ir em busca de seu despertar. Agora temos o ponto mais delicado de toda a discussão. Como saber em qual situação encontra-se o indivíduo? É, simplesmente, impossível de conhecê-lo. Assim, a decisão pela pena de morte é algo muito delicado, principalmente quando, nestes casos, o juiz vê-se envolvido por uma comoção social que poderá agregar centenas, milhares ou, até mesmo, milhões de pessoas. 

52. O que é loucura para a Umbanda? Karma, obsessão de outros espíritos...? 

Para início de conversa vamos definir bem os termos com os quais estamos lidando. A palavra Loucura, do ponto-de-vista esotérico, denota o estado de pré-iluminação, no qual todo ser que busca a sua elevação acaba por vivenciar. Bem entendido, é claro, que este é um estado no qual muitos poucos têm condições de vivenciar. Melhor explicando, a média da população está longe de entendê-lo. Loucura é o estado vivenciado pelo Louco do Tarô, o ser que inicia seu retorno ao Pai. Loucura, no jargão esotérico, é um ser que vivencia todos os planos de manifestação simultaneamente. Percebe e recebe informações, quer sejam do mundo físico, astral ou mental. 

Caso não tenha sido preparado previamente, este estado poderá levar o indivíduo ao estado de pura maluquice, doideira, mesmo. Esta palavra sim, doido, tem a conotação que o vulgo lhe dá. 

Na maioria das vezes, caso não haja preparação para o indivíduo tornar-se um Louco, ao vivenciar vários mundos ao mesmo tempo, inicia um processo mental, denominado pelos psicólogos, de doido ou maluco ou até mesmo de louco. Mas neste caso, bem diferente do Louco que tem plena consciência daquilo que lhe acontece. Imagine uma pessoa despreparada vivenciar vários planos de manifestação simultaneamente. Normalmente, não conseguimos nem ao menos vivenciar nosso plano físico de modo íntegro, imagine aperceber-se de todos os outros ao mesmo tempo. Este estado de loucura ou maluquice é fruto, logo de início, pela falta da "linha do tempo". O Louco, por não vivenciar somente o plano físico, vive em mundos em que a "linha do tempo" não existe, pelo menos não como a entendemos. Desta forma, presente, passado e futuro se misturam e se fundem em sua mente, imprimindo emoções do agora, do passado e daquilo que ainda está por vir. Isto provoca um estado chamado, pelos psicólogos, de esquizofrenia. Concluímos, então, que todo Louco (o Divino) é um esquizofrênico, mas nem todo esquizofrênico é um Louco e sim um maluco ou doido. A meta do ser humano é tornar-se, um dia, um Louco, de modo a iniciar o seu processo de retorno ao Pai. Neste caminho, ou você se torna um "Louco Divino" ou não passará de um "doido de beira de rua". Tendo esclarecido estas questões, passamos a pergunta do que vem a ser a loucura, ou melhor, a "maluquice ou a doideira" das pessoas. Um dos fatores já foi discutido nos parágrafos anteriores. Aliás, esta é a maior de todas as causas, apresentando um grande índice de incidência. A maioria dos esquizofrênicos são pessoas que não conseguem lidar com este novo "estado de espírito" que nelas inicia-se a brotar. A fim de tornarmos mais didática a nossa dissertação, vamos dividir as causas da loucura em dois tipos: exógenas (de origem exterior) e as endógenas (de origem interior). Começando por aquelas de origem endógena, a busca pela "iluminação" é das mais freqüentes. Outra, é a descompensação química no organismo, fator bastante comum, principalmente nos dias de hoje, com a alimentação tão desequilibrada do ser humano, carente da grande maioria dos oligoelementos (metais que encontram-se em quantidades ínfimas, porém, de extrema importância) essenciais ao bom desempenho do corpo humano; como exemplo citamos o lítio, bastante famoso em nossos dias. Analisando agora as de origem exógena, a obsessão de seres do plano astral, que imprimem códigos comportamentais distintos da sua vítima é a mais freqüente nesta categoria. Certos psicólogos chamam a este ser, do mundo astral, de personalidade intrusa, os famosos PI. Costumam causar seríssimos danos à vítima, não só no corpo físico como também em outros corpos da constituição humana. Outra causa, de ordem exógena, reside nos distúrbios emocionais a que os seres humanos estão sujeitos, tais como, perda de alguém muito próximo ou bruscas transformações na vida de uma pessoa. Este desequilíbrio emocional altera toda a química do organismo, favorecendo às personalidades intrusas se instalarem no organismo desequilibrado, gerando um desequilíbrio ainda maior que, por sua vez, favorece ainda mais a instalação de outros obsessores, levando a estados mais alterados de consciência. É a doideira generalizada. 

53. Que atitude tomar em relação à vaidade estética? 

A beleza é algo que sempre deve ser buscado pelo ser humano. O uso de cosméticos e jóias já era bastante difundido na Antiguidade. A diferença é que, seu uso, era de caráter religioso. As pessoas se arrumavam, se pintavam, colocavam jóias e outros adornos para determinadas cerimônias religiosas, onde os Sacerdotes eram os mais bem "trabalhados". 

Cada cor de sombra nos olhos, cada cor de batom, cada cor de maquiagem, cada pedra preciosa, seja encastruada em ouro, prata, bronze, platina, ou qualquer dos metais utilizados em magia, têm um fundamento mágico. O caminho da evolução do ser humano não é só o espiritual, mas também o aprimoramento da raça, permitindo que seres cada vez mais evoluídos se manifestem em corpos mais elaborados e belos. A beleza, seja ela espiritual ou física, é meta de qualquer ser vivo. 

Assim, a vaidade com o corpo deve ter o mesmo peso daquela com o espírito. 

Lembrando do ensinamento de alguns Mestres que nos dizem que o corpo deve estar muito bem cuidado para que o espírito se manifeste em toda a sua plenitude. Quando a vaidade torna-se exagerada, como tudo o que passa dos limites da razão, aí instala-se o problema. Tudo em excesso é maléfico ao corpo e à mente. Concluindo, a busca de um corpo belo é fundamental no caminho da ascensão. A vaidade comedida, como tudo que seja comedido, é uma qualidade fundamental no ser humano. Como os padrões de beleza diferem muito nas diferentes épocas, o padrão estético, hoje considerado belo, pode não sê-lo amanhã. 

54. A Umbanda faz regressão de vidas passadas? 

Nenhuma religião se propõe a realizar a regressão a vidas passadas. Este fato não é, por outro lado, banido de seus rituais, quando ocorram naturalmente. O lapso de tempo, por alguns chamado de "insight", para ocorrer a regressão, requer uma técnica apurada, de modo a não causar traumas na pessoa que se dispõe a realizá-la. Os rituais da Umbanda, quando a pessoa se coloca em estado de receptividade, favorecem este "ligamento" com o passado. Mas, de modo algum, isto deve ser enfatizado ou alimentado. Conforme nos ensina a Teosofia, não é por acaso que todo ser humano encarna sob o "véu do esquecimento", de forma a facilitar o seu pleno desenvolvimento, além de facilitar, em muito, seu resgate kármico com todos aqueles com quem deva se relacionar. 

Imaginemos, por exemplo, uma pessoa que, na presente encarnação, está aprendendo a amar uma outra pessoa e, ao fazer uma regressão, descobre que aquele a quem tanto ama foi seu algoz em uma encarnação passada. Imagine a seriedade dos problemas nos quais esta pessoa se verá envolvida, podendo levá-la a ter ódio daquele que já começava a desenvolver uma forma de amor. Por isso, a regressão à vidas passadas, quando não com finalidades terapêuticas, deverá sempre ser evitada. É válida quando sugere-se abolir traumas ou fobias decorrentes de causas no passado distante. Somente nestes casos deverá ser empregada. Nunca com finalidade de querer se saber quem foi, se príncipes ou princesas. Já perceberam a quantidade de "Cleópatras" encarnadas. 

Dificilmente vemos casos de regressão em que o indivíduo se vê como um lavrador, feirante ou gente comum do povo. 

55. Através da Umbanda podemos nos comunicar com amigos ou parentes que já faleceram? 

É possível, mas não é norma ou rotina. A Umbanda é uma religião que não faz o culto aos mortos, como o catolicismo e o kardecismo. A Umbanda cultua Entidades do Plano Mental. É claro que todas as Entidades de culto dentro da Umbanda já estiveram encarnadas e, sob este aspecto, são também "mortos". A diferença reside no fato de que o "morto", como o vemos, vivencia o Plano Astral, enquanto que uma Entidade vivencia o Plano Mental. Nossos amigos ou parentes, pelo simples fato de o serem, significa que têm pouco tempo (10, 20, 30 ou 50 ou 60 anos) de falecidos. Dependendo do adiantamento espiritual de cada um, isto pode ser ainda muito pouco para já terem se despido de suas "vestes" astrais, vivenciando, por conseguinte, este Plano. 

Como o adiantamento espiritual de cada um é algo extremamente difícil de ser avaliado, fica, da mesma forma, extremamente difícil de se avaliar "por onde anda o nosso amigo ou parente". 

Quando ocorre de uma pseudo-entidade identificar-se como um amigo ou parente, o fato, por si só, já é merecedor de nossa desconfiança. Uma Entidade (note-se o E maiúsculo) não se identificaria nunca como um amigo ou parente, isto porque, para que tenha atingido o grau de uma Entidade, na forma como a Umbanda a vê e entende, seria necessário já ter-se despido de seu ego personalístico ou inferior, pois estaria "vibrando" no Plano Mental. Assim, escolheria um nome fantasia qualquer, destes utilizados pela Umbanda e tão carregados de sentido mágico. 

Quando acontece da identificação ser através do nome do falecido próximo, com certeza, ali não está uma Entidade e sim, a própria essência do falecido, buscando conforto e o que necessitar. 

Só que este conforto deve ser realizado pelas Entidades, através da Falange de Pretos-Velhos. É a eles que devemos dirigir nossas preces ao desencarnados. Do exposto, fica claro que a invocação de pessoas desencarnadas é algo a ser evitado, pois carrega consigo toda a energia do Plano Astral, o que, dependendo da energia, poderá trazer malefícios aos que lhe cercam.

56. Qual a posição frente ao álcool, ao cigarro, às drogas a base de ervas e cocaína, heroína, crack, êxtase e outras? 

A grande Força da Umbanda reside na prática do mediunismo. Esta prática é natural, não devendo ser induzida por nada. Tudo o que foi citado na pergunta, sejam quaisquer que sejam as drogas, gera um estado de alteração na consciência provocado por fator externo e não natural. Esta forma de indução do transe é extremamente prejudicial à saúde, "queimando" e rompendo com os nâddhis do nosso corpo. Os nâddhis são canais energéticos por onde circula a energia prânica. Melhor explicando, são canais por onde circula a energia emanada do Sol, fonte de toda a nossa vitalidade. Estes canais têm sua correspondência no plano físico no sistema linfático. 

Estes nâddhis, são como as células nervosas de nosso organismo, que uma vez destruídas não se recuperam mais. Daí o cuidado que devemos ter nas práticas mediúnicas. Outro fator que deve ser ponderado em nossa análise, é o fato do uso de drogas, levar o usuário a níveis de consciência que o fazem vivenciar planos, onde os habitantes, pela simples "proximidade", induzem a cada vez mais, a procura de sua própria satisfação. Como se tudo isto não bastasse, alia-se o grande mal que todas estas drogas acabam por provocar em nosso corpo físico, o qual é tão sagrado quanto os outros. O corpo que nos faz vivenciar o mundo físico não nos pertence. 

Pertence à Mãe Terra que no-lo empresta para seguirmos nossa rota evolucionária. Ao final da presente encarnação, temos a obrigação de devolvê-lo, sem que tenha sofrido muitos maus tratos. Não temos o direito de destruir algo que não nos pertence. Os Mestres já nos diziam que, nossa raça atual, teve seu corpo físico "planejado" para durar mais de 100 anos e que, por diversas práticas errôneas, aos 70 anos ou em muitos casos bem menos, nosso corpo já está bastante alquebrado, não permitindo ao nosso espírito que se manifeste em toda a sua plenitude. 

O uso de drogas provoca sérios danos ao corpo físico, tanto quanto aos corpos energéticos. 

Além disto, todas estas drogas induzem ao vício e, qualquer que seja o vício gera uma dependência. Esta dependência não cessa com a "morte" do corpo físico. Como tem sua origem no corpo emocional ou astral, também chamado de corpo das ilusões, a necessiade do uso, no sentido de satisfazer a dependência, irá continuar mesmo após a "morte". Isto gera dantescas situações, onde drogados fazem qualquer coisa na busca de sua satisfação, nem que seja através de um corpo que não o seu. De todo o exposto, concluímos que o uso das drogas, por qualquer que seja o motivo, é terminantemente vedado em qualquer que seja a religião. Visando não omitirmos nada com referência a este assunto, cabe-nos mostrar o outro lado da questão. 

Quando falamos que todas as religiões abominam o uso das drogas, estamos falando do uso exotérico, ou seja, do uso por qualquer ser, fora de uma ritualística. Analisando mais profundamente a questão, vamos perceber que todas as religiões utilizam várias ervas denominadas de sagradas. Estas ervas sagradas, em sua maioria, são ervas alucinógenas, que provocm um estado de "transe". A diferença está em que este transe provocado pela erva sagrada é feito dentro do Templo, sob supervisão, em horários corretos. Outro fator é a hora da colheita das ervas. Uma erva lunar não pode ser colhida com o Sol. Já as ervas solares não podem ser colhidas com a Lua. Uma erva lunar não pode ser consumida à noite. Já as ervas solares não devem ser consumidas ao Sol. E mais diversos outros parâmetros devem ser considerados. Não vamos nos estender mais sobre este assunto, pois que estaríamos entrando em uma seara esotérica, ou seja, vedada aos curiosos. Somente a título de curiosidade, basta ler qualquer trabalho sobre as religiões antigas e vamos encontrar o uso de diversas ervas, ditas sagradas, na sua liturgia. 

57. Qual a diferença entre um transe provocado por uma erva sagrada e um transe natural? 

O transe natural não danifica os nâddhis de nosso corpo energético. Nâddhis são canais por onde flui a energia prânica de nosso organismo. Uma vez danificados os nâddhis, os mesmos não são recuperados, pois o processo é semelhante à danificação dos neurônios (células nervosas do organismo), sendo portanto, irreversível. No transe natural, como o próprio nome nos diz, tudo é feito sem provocar qualquer dano ao organismo. Já com respeito ao transe induzido, ou provocado por ervas alucinógenas, o processo de compressão do bulbo cerebral na parte inferior do cérebro, provoca o rompimento de nâddhis, além, de sérios danos nos neurônios. Os neurônios também não se reproduzem. 

Uma vez danificados não são substituídos. Assim, vemos que o transe induzido, sob quaisquer que sejam os meios utilizados, deverá sempre ser evitado. 

58. Qual a diferença entre um transe provocado por uma erva sagrada e um transe natural? 

O transe natural não danifica os nâddhis de nosso corpo energético. Nâddhis são canais por onde flui a energia prânica de nosso organismo. Uma vez danificados os nâddhis, os mesmos não são recuperados, pois o processo é semelhante à danificação dos neurônios (células nervosas do organismo), sendo portanto, irreversível. No transe natural, como o próprio nome nos diz, tudo é feito sem provocar qualquer dano ao organismo. Já com respeito ao transe induzido, ou provocado por ervas alucinógenas, o processo de compressão do bulbo cerebral na parte inferior do cérebro, provoca o rompimento de nâddhis, além, de sérios danos nos neurônios. Os neurônios também não se reproduzem. 

Uma vez danificados não são substituídos. Assim, vemos que o transe induzido, sob quaisquer que sejam os meios utilizados, deverá sempre ser evitado. 

59. Algumas Entidades falam para as mulheres que incorporam para não cortarem seus cabelos. Qual a posição da Umbanda neste caso? 

Os cabelos são poderosas antenas de captação das mais diversas energias. No Antigo Egito, como os Faraós eram considerados encarnação da própria Divindade, não poderiam estar expostos a energias quaiquer. Por este motivo, tinham todos os pelos de seu corpo depilados, principalmente os da cabeça, de forma a evitar a captação de qualquer enrgia. A comunicação era feita com a Divindade somente. Usavam coroas ou outros objetos ritualísticos de forma a facilitar a comunicação com a própria Divindade.

Esta mesma ritualística é repassada ao Candomblé, que realiza a raspagem da cabeça. 

Do ponto-de-vista do Candomblé, este ritual está corretíssimo, pois esta religião não cultua a mediunidade, cultuando os Orixás que, sob o ponto-de-vista de alguns estudiosos no assunto, nunca viveram ou encarnaram. O Candomblé, não aceitando, de forma alguma, a comunicação com as Entidades, na forma como a Umbanda a concebe, repudia o processo de incorporação e, chega ao ponto de usar certos objetos que inibem determinados chákras menores de nosso corpo, bloqueando, desta forma, o processo de incorporação. A Umbanda, pelo contrário, como baseia toda a sua ritualística no processo do culto à mediunidade, seja ela de que forma se manifeste, não admite qualquer prática que venha inibir a comunicação com as mais diversas formas de energia que nos cercam. 

Daí, retomando o ponto inicial da pergunta, vemos a explicação pela qual as Entidades, pedem a certas pessoas, que mantenham os seus cabelos sem cortar, ou que, pelo menos, não os cortem tão curtos, durante um certo período de sua vida. Cada um tem os seus motivos, e as Entidades, possuidoras de grande Sabedoria, passam sua visão àqueles que as cercam. 

60. Qual a posição da Umbanda diante da homossexualidade? 

Esta questão também já foi bastante abordada em perguntas anteriores. Mas vamos discutí-la um pouco mais. A Umbanda busca seus fundamentos e preceitos na Tradição Mágica. Esta mesma Tradição Mágica é a fonte inesgotável aonde encontramos toda a Filosofia Universal. É a Tradição com todos os seus Princípios Herméticos. Logo, toda posição da Umbanda, frente a qualquer que seja o assunto, é a mesma posição da Tradição Oculta, repassada dentro de Templos e através do conhecimento dito de boca-a-ouvido. A Umbanda não possui dogmas como a Igreja Católica, que embotam qualquer espírito, amarrando-o às necessidades de uma elite sacerdotal dirigente. 

Assim, a Umbanda vê a homossexualidade como algo natural, da mesma forma que a heterossexualidade, a bissexualidade ou a transexualidade. Não importa como, com quem ou aonde fazemos sexo. Não importa que partes do corpo são estimuladas eroticamente. Não importa também que órgãos serão utilizados para a prática sexual. A tudo isto que foi dito deve-se fazer uma única e importantíssima ressalva, que vem a ser a única recomendação dada pela Tradição quanto às práticas sexuais. Tenhamos a preferência que tivermos quanto às práticas sexuais, nunca o façamos obrigando ninguém a fazê-lo. O sexo é algo sagrado que deve ser feito de comum acordo entre as partes envolvidas. Aqui vê-se, novamente, o Grande Princípio de respeito ao livre-arbítrio de qualquer ser vivente. Não pratiques, de forma alguma, a promiscuidade. Esta prática suga qualquer indivíduo, vampirizando-o, além de "baixar" muito a sua vibração, tornando-o presa fácil de qualquer ser, encarnado ou não, que não tenha princípios de moral elevada. Percebemos que a Igreja Católica, com seus "rígidos" princípios morais, calcados na moral de um indivíduo chamado Paulo de Tarso, deturpou a sacralidade do sexo como fonte de elevação espiritual, chegando ao ponto de transformar a mulher e o sexo em algo pecaminoso. Se fizermos um apanhado pela História Universal, verificaremos que, em muitas civilizações, o homossexualismo era algo natural e, até mesmo, sagrado. 

61. Por que devemos pedir o que queremos para as Entidades? Elas não sabem do que necessitamos? 

Aqui cabe-nos ressaltar dois pontos distintos. O primeiro é a tendência que temos de julgar uma Entidade como se o próprio Deus fora. Uma Entidade, por mais evoluída, espiritualizada que possa estar, ainda assim, está bastante distante de Deus. Somente Deus tem a faculdade de estar em todos os lugares ao mesmo tempo, significando poder nos sentir e compreender em toda extensão. Assim, somente Deus poderá nos entender profundamente. É claro que, comparados conosco, seres imperfeitos e rudes que ainda somos, uma Entidade é o próprio Deus, mas devemos lembrar que, ainda assim, não é Deus. Outro ponto, é a questão que novamente se coloca, que é a aplicação da Lei Maior que nos fala sobre o livre-arbítrio. Uma Entidade, mesmo sabendo de todas as nossas necessidades, nada poderá fazer caso não seja convocada a intervir. Quanto mais espiritualizada e evoluída seja uma Entidade, quanto menos intervem em nossas vidas, pois o respeito à Lei do Livre-arbítrio é o mais sagrado de todos os princípios. Nada é feito a menos que seja solicitado! Logo, uma Entidade só nos ajuda, quando for solicitada. Do contrário, nada é feito, pois há o respeito ao livre-arbítrio de cada um. 

Outro ponto a ser ressaltado, quando abordamos este assunto é a questão da humildade. 

O fato de julgarmos que uma Entidade sabe de nossas necessidades, nos abstendo do direito de solicitar ajuda, denota uma grande falta de humildade. É desculpa que buscamos, tentando encobrir nossa arrogância e prepotência, julgando que as Entidades têm a obrigação de saber de nossos problemas, como se os mesmos fossem a coisa mais importante com a qual teriam de se ocupar. Quanta falta de senso de coletividade, achar que pequenos probleminhas nossos, possam ser mais importantes que as grandes diretrizes a serem seguidas pelos nossos Mestres. De todo o exposto, nossa correta atitude perante uma Entidade, é sempre a de pedir por algo ou alguém, sem que o pedido interfira no livre-arbítrio de outrem. E que não se esqueça de algo tão importante quanto o pedir, que é o agradecimento por todas as dádivas recebidas. Agindo desta forma, e respeitando uma Entidade com todas as reverências de que são merecedoras, estaremos, sem dúvida alguma, agindo da maneira a mais correta possível. 

62. Como conseguimos resgatar um karma familiar, quando a Entidade pede para levarmos uma pessoa até o Templo e a mesma se recusa a nos acompanhar? 

O resgate de qualquer karma é uma ação que poderá envolver uma, duas, centenas, milhares ou até milhões de pessoas. Existem casos em que o resgate é feito através de uma única pessoa, cabendo para tanto que a mesma faça aquilo previsto pelos Senhores do Karma, sempre ressaltando-se que todo o ser realiza o que quer, movido pela Lei do Livre-arbítrio. Quando as ações a serem desenvolvidas dependem de mais de uma pessoa, é preciso que se reuna as condições propícias para tal resgate. É o caso de se agruparem as pessoas em famílias; bairros; cidades; nações ou grupamentos sociais, como por exemplo, escolas, empresas ou templos religiosos. Vemos, então, que é importante a participação de todos os envolvidos com um determinado resgate. E, sempre, de uma forma ou de outra, nossas ações acabam nos dirigindo para tal fim. Mas a Lei do Livre-arbítrio novamente precisa ser aplicada. Quando a Entidade solicita a presença de uma pessoa através de uma outra, cabe àquela que recebeu o recado, passá-lo adiante. Sua responsabilidade estará aí encerrada. Agora, só dependerá da pessoa que foi solicitada acatar ou não o recado. O importante é que o intermediário desincumbiu-se de sua missão, estando as próximas ações nas mãos do outro. 

63. Qual o significado dos planetas? 

Conforme muito bem descrito na Doutrina Secreta, de autoria de Helena Petrovna Blavatsky, tudo no Universo, do átomo a Deus, é vida! Logo, tudo que existe em nosso plano, tem vida. Da mesma forma que nosso corpo físico serve de morada ao nosso espírito encarnado, sendo portanto, seu veículo de manifestação neste mundo da matéria, os planetas ou qualquer outro corpo do Universo são veículos de manifestação, no mundo material, de energias. Uso a palavra energia, com a certeza de que deve existir uma outra melhor, para definir toda esta força que habita qualquer corpo. Esta energia poderá se manifestar através de um mineral, uma planta, um animal, o ser humano, anjos, Devas, Arcanjos, elementais, Elohins etc... Ou seja, através de todas as Hierarquias que se manifestam em nosso Universo conhecido. Assim, os planetas são o corpo físico de seres altamente evoluídos que, por se encontrarem muito acima de nós, não nos permitem se fazer entender pela nossa consciência, ainda tão embutida e pouquíssimo desenvolvida. Só como exemplo, citamos a constância do movimento planetário, que a nossa raça humana, acostumada com o livre-arbítrio, sequer entende ou admitiria para si, por julgar-lhe extremamente monótona, esquecendo-se que, se deixar levar pelas determinações Divinas, é atribuição de seres tão Divinos quanto a própria Divindade. As civilizações mais antigas, bem mais espiritualizadas e com fundamentos filosóficos bem mais avançados que a nossa, compreendiam muito bem a energia que estes verdadeiros "deuses" despejavam sobre a nossa Terra e a utilizavam de modo bem mais consciente. 

O estudo da Astrologia revela um pouco deste fascinante mundo Divino. Concluindo, os planetas são, em verdade, o corpo físico de seres tão evoluídos, que nossa pequenina mente tão embotada sequer pode entendê-los. Na Magia não nos importamos com a massa física de um planeta e sim com o Logos que o habita. Logos seria o correspondente, no nosso nível, do espírito. Utilizamos da palavra Logos e não espírito, pois um está muito distanciado, em termos evolutivos, do outro. 

64. O que a Umbanda diz sobre uma afirmação, ouvida anteriormente, de que Tempo é um Orixá?

A Umbanda, conforme explicado em perguntas anteriores, não entende os Orixás como o Candonblé os entende. A Umbanda os vê como uma manifestação de qualidades Divinas, da mesma forma que a teoria cabalística da Árvore da Vida. O culto aos Orixás foi trazido pelo negro, nos porões da escravatura, importados da África. No Brasil, este culto foi tomando características próprias, fazendo surgir o que hoje conhecemos como a religião candomblecista. 

Na África, eram cultuados para mais de 144 Orixás, tendo o negro importado para o Brasil somente os mais cultuados em suas próprias terras. Assim, o Orixá Tempo, como diversos outros, tiveram culto restrito no Brasil, sendo considerado, por alguns, como um Orixá e por outros não. A Umbanda não presta culto a este Orixá, da mesma forma que não presta culto a vários outros Orixás como Obá, tão cultuada dentro da religião candomblecista. Sempre lembramos que a forma da Umbanda entender um Orixá é bem diferente da forma como o Candomblé o entende. Infelizmente, a palavra Orixá é utilizada por ambas, gerando toda a confusão e fazendo com que, a maioria das pessoas, julguem tratar-se Umbanda e Candomblé, como se facções de um mesma religião o fossem. Ledo engano! 

65. O que significam os elementos Fogo, Água, Terra e Ar? 

O Fogo representa o espírito. Em nosso organismo é representado pelos nossos hormônios. É a criação. É a essência Divina. É a chama que a tudo dá vida e ilumina. A chama da vela simboliza este elemento. A Água representa a nossa emoção, nosso corpo astral e todas as ilusões da vida. 

Em nosso organismo é representada por todos os fluidos de nosso corpo. Todas as flores e plantas, bem como a própria água, simbolizam este elemento. A Terra representa nosso corpo físico e toda a fartura e prosperidade do mundo material. Em nosso organismo está representada pelos nossos ossos que nos dão a sustentação para a vida. Os cristais e o punhal simbolizam bem este elemento. O Ar representa nossa mente. Em nosso organismo está representado pelo próprio ar que move nossos pulmões e promove a vida dentro de nós. Os incensos, de um modo geral, simbolizam este elemento. Reparem que fizemos menção ao nosso espírito e à nossa mente. São coisas distintas. O Espírito é a nossa essência mais pura e Divina. Nele está o elo de conexão com a Divindade. Nele está a partícula Divina que habita em nós. Já nossa mente é algo mais denso, que da mesma forma que nosso corpo astral, burilado pelas nossas emoções, forja os diversos corpos de nosso ser, evoluindo até fundirem-se em uma única coisa que é o espírito. 

66. Além do batizado e do casamento, existe algum outro "sacramento" na Umbanda? 

Em primeiro lugar, a palavra sacramento não deveria estar entre aspas, como se a mesma estivesse em sentido figurado, diferente daquele utilizado pela Igreja Católica. A palavra, conforme a definição de Caldas Aulete, significa ato instituído por Deus com o fim de purificar e santificar as almas. Assim, qualquer que seja a religião, utiliza de rituais próprios, destinados a purificar e santificar seus devotos, ou seja, através de certas práticas, tentar uma maior simbiose entre o homem e a Divindade. A Umbanda possui também sete sacramentos próprios: batismo, casamento, extrema-unção e as imantações. As imantações, características na Umbanda são quatro, a saber: imantação para as energias cósmicas predominantes sobre o médium, mais conhecida por "deitada de Pai e Mãe"; imantação para a harmonização do médium com suas forças telúricas, mais conhecida por "deitada para Exu"; imantação com todas as energias que atuam sobre um médium, sejam cósmicas ou telúricas, de forma a harmonizá-lo com todo o ambiente que o cerca além de renovar-lhe todas as suas forças vitais, mais conhecida por Coroação. Este sacramento é dos mais belos e sérios dentro da Umbanda. É através deste ritual que um médium completa sua "preparação" como um Iniciado na religião umbandista. E, por último, a imantação para a sagração de sacerdote na religião. É a mais completa de todas, ficando o médium pronto para "abrir" sua própria Casa e ser "tocado" por seus Guias e Mestres pela "Espada Divina". 

67. O que são assentamentos? 

São objetos, perecíveis ou não, utilizados como ímãs para atrair a energia de um determinado Orixá ou a presença de determinadas Entidades ou Falanges. O assentamento, como ímã, simboliza a presença, no mundo da matéria, da Entidade, Falange ou a própria Força do Orixá. Na confecção dos assentamentos são utilizadas essências, metais, cristais ou pedras preciosas, velas coloridas, fitas, certas libações (mais conhecidas pelo vulgo como bebida de santo) e quaisquer outros materiais conhecidos como dádivas da natureza, como o mel, o trigo (mais comumente utilizado na forma de pão), frutas, cereais, verduras e legumes. Notem que a Umbanda não admite, em seu ritual, a utilização de qualquer energia oriunda de um sacrifício animal. Cabe-nos ressaltar, que a feitura de um assentamento é algo que requer preparo de quem o faz, apoiado pelo sacramento sacerdotal. 

68. Quais as características do Marinheiro? 

Esta Falange vibra em uma faixa intermediária entre a Falange dos Caboclos que trabalham com a ajuda das ondinas e sereias, e a dos Exus. Trazem características de Caboclos e Exus, simultaneamente. Normalmente não utilizam a fala do médium, emitindo somente mantras evocatórios da sua Força. Trabalham, principalmente, nos "descarregos" de pessoas e lugares, não tendo facilidade para a consulta. 

69. E os Boiadeiros? 

Esta Falange vibra em uma faixa intermediária entre a Falange dos Caboclos que trabalham com a ajuda dos duendes e outros elementais, e a dos Exus. Também trazem características de Caboclos e Exus, simultaneamente. Normalmente não utilizam a fala do médium, emitindo somente mantras evocatórios da sua Força. Trabalham, principalmente, em "descarregos" de pessoas e lugares, não tendo facilidade para a consulta. 

70. E os Baianos? 

Esta Falange vibra em uma faixa intermediária entre a Falange dos Caboclos que também trabalham com a ajuda dos duendes e outros elementais, mudando somente o tipo de magia daquela utilizada pelos booiadeiros, e a dos Exus. Também trazem características de Caboclos e Exus, simultaneamente. Normalmente não utilizam a fala do médium, emitindo somente mantras evocatórios da sua Força. Trabalham, principalmente, em "descarregos" de pessoas e lugares, não tendo facilidade para a consulta. 

71. E dos Ciganos? 

Esta Falange já traz características completamente distintas das anteriores. É uma Falange semelhante à Falange de Caboclos, Pretos-Velhos, Crianças ou Exus, no que tange ao processo mágico utilizado. Utilizam o aparelho fonador do médium e trabalham na "consulta". É uma Falange "nova" dentro do ritual umbandista, composta por espíritos que, de um modo geral, tiveram a última encarnação como Ciganos. 

72. O que distingue os espíritos que estão "ligados" ao ritual umbandista dos que não estão? 

Absolutamente nada! Quanto mais evoluído for um espírito, maior a sua capacidade de adaptação em qualquer que seja o ritual praticado. 

73. Quando você diz que "a história de Jesus é contada pela Igreja Católica de forma a reforçar os seus dogmas" e que "a verdade é bem outra", qual seria esta verdade? (pergunta no 18) 

Quando a Igreja Católica crucifica Jesus na Cruz, ela, na verdade, está repetindo a mesma simbologia de Osiris (o Grande Avatar e deus egípcio) esquartejado por seu irmão Seth, senhor da matéria. Jesus precisava morrer na Cruz e ressucitar para a vida eterna, de forma a podermos compreender que este há de ser o caminho a ser trilhado por todos. Cito aqui uma bibliografia a ser consultada, para melhor compreensão da vida de Jesus. Nesta bibliografia, encontrar-se-á textos sobre a vida dos Essênios, seita judia na qual Jesus teve o berço e da qual faziam parte Maria e José. Se falará também do nascimento de Jesus e muito mais fatos bastante esclarecedores. Obs: infelizmente ao verificar em minha biblioteca o nome, autor e editora dos livros, constatei estarem os mesmos emprestados. Mas, de qualquer forma, um deles tem como título "Jesus até os 30 anos" (caso minha memória não me traia), outro chama-se "Os Essênios" e o terceiro, encontrado na estante, é "Os Manuscritos do Mar Morto", de E. M. Laperrousaz, da Editora Cultrix. 

74. A afirmação de que "nenhuma força benéfica vem do mundo astral" não contraria a afirmação de que as Entidades trabalham neste mesmo mundo? 

De forma alguma. Quando esta citação é feita no Livro de Ouro de Saint Germain, está correta. As Entidades que trabalham dentro do ritual da Umbanda, não tem sua origem no mundo astral e, sim, no mundo mental, ou seja no plano de mesmo nome. Elas "trabalham" no plano astral e não "vem" dele. A essência destes seres é mental e não astral. A dificuldade no entendimento é oriunda do fato que, para incorporarem, é necessário que se revistam da energia do plano astral, sem o que não seria possível o processo de incorporação. Mas, voltamos a lembrar que a essência desta Entidades é formada por substância do plano mental. Para que possam interferir no plano físico, é necessário que a matéria do plano físico seja manipulada. Este processo só se dá através da incorporação, que precisa da energia do plano astral. Por outro lado, lembremos que o plano imediatamente contíguo ao plano físico é o astral. Logo, as disputas e batalhas no plano físico terão sua origem e desfecho no plano astral, ainda mais por ser este plano o mundo de nossas emoções. No plano astral existe a matéria que se presta ao processo da magia, qual seja a força da emoção. 

Bendita e Louvada seja a Umbanda! Saravá todas as suas falanges! Que possamos ter a sabedoria para compreendê-la. Bendita seja a Umbanda! Saravá a todos! 


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