ORIXÁS E OS ANIMAIS

Suas identificações e Correspondências



O homem sempre sentiu uma força animal dentro di si. Quando falo em animal falo de todas as espécies que não o homo sapiens. Os grandes mestres sempre disseram que temos um animal dentro de nós. Os chamãs, por exemplo, em seus rituais, sempre imaginam ou sentem a força de animais selvagens com energias fluindo fazendo o corpo vibrar. Como por exemplo, um logo, uma onça ou uma ave. Veja que a águia faz parte da bandeira de vários países. Como também na Bíblia, temos muitas citações em relação aos animais principalmente na ritualística sagrada. Não é a toa que os animais sempre fizeram parte dos altares de todas as religiões. 

Eram sempre usados vários tipos de animais em rituais, especialmente os sacrificais. De certa forma o sacrifício de Cristo, é um ritual mais evoluído das praticas ritualísticas de todos os tempos, que empregavam os sacrifícios de animais em oferta aos deuses. No Candomblé, por exemplo, existe o uso em rituais usando vários tipos de animais. Vemos que no Egito os deuses eram vistos com aspectos de animais, ou com caras, olhos, bocas, chifres e até totalmente em forma de animal. Também foram desenvolvidas diversas formas de lutas marciais que empregam o movimento dos animais na arte da luta. Como por exemplo, o Kung-fu, a Capoeira e muitas outras.

Uma outra coisa muito profunda é a simbologia do Zodíaco de vários povos que sempre empregou a imagem de animais, para simbolizar o signo do nativo nascido num certo período. 

E até mesmo a elaboração do mapeamento do céu usou a forma animal para nomear a maioria das constelações. Isso porque o ser humano sempre capta essa forma animal no sagrado. 

Vemos que até mesmo no sexo, o homem usa muitas posições no ato, inspirado na posição usada por animais. E olha que tem umas que é preferência por unanimidade! Até mesmo o Evangelho nos mostra a ação do Criador descendo sobre Jesus em forma de pomba. Como também visitando Moisés em forma de águia. No fundo sabemos que cada ser humano tem um animal dentro de si. Sendo que uns tem total controle sempre ele e outros não. 

E assim também cada orixá tem seu animal preferido, como Ogum que está sempre ligado ao cavalo, como também na Umbanda-Astrologica pelo signo de Áries ligado ao Carneiro. E assim por dia te. Descubra qual animal mais mexe com sua natureza, meditando, fazendo uma reflexão dos seus atos e de suas emoções. Também que seu signo age internamente dentro de você, saiba que um ariano tem mais iniciativa para a guerra, um escorpiano mais iniciativa pra vingança e assim se segue. Sabendo no entanto que tudo pode ser amplificado, minimizado ou até anulado dependendo das configurações gerais do mapa.

Segundo as Escrituras a desgraça do homem sempre veio em simbologia animal. Primeiro a Serpente tenta ao casal no paraíso. Depois temos a adoração de um bezerro de ouro pelo povo no deserto e muitos outros fatos ligados ao demônio com ligação com o simbolismo animal. Como por exemplo, uma legião de demônios que foi tirados de um homem e colocando em porcos por Jesus. Mas, também temos a citação do Salvador simbolizado como um Cordeiro Divino, o Leão da Tribo de Judá e a Pomba do Paraclito Santo, uma das Três Pessoas da Santíssima Trindade. Então que cada um possa sentir a força de seu animal interno de forma positiva, como um tigre ou um leão como foi compreendido, nas forças vitais descritas por Sidharta o Buda. 

Na verdade, a correspondência existente é planetária, com os animais e conseqüentemente com cada linha ou Orixá. Isto tudo de acordo com a Umbanda exoterica, esoterica (existe diferenças entre as duas correntes), e cabalística.

Vou iniciar pelo Sol, que tem correspondência planetária com a águia, abelha, carneiro, cisne, cavalo, galo e leão. Em conseqüência, como o Sol corresponde à linha ou Orixá Oxalá, estes animais tem correspondência com o Orixá Oxalá.  

A Lua tem correspondência planetária com o caranguejo, camaleão, corça, cegonha, coelho, coruja, galinha, ganso, lagosta, lebre, pantera, pato, rã e rouxinol. Como a lua corresponde a linha ou Orixá Yemanjá, estes animais tem correspondência a linha ou Orixá Yemanjá.

O planeta Marte tem correspondência planetária com a arraia, abutre, avestruz, cão, cavalo, gavião, leopardo, porco espinho, corresponde a linha ou Orixá Ogum.

O planeta Mercúrio tem correspondência planetária com a andorinha, coruja, esquilo, macaco, papagaio, raposa e a serpente, corresponde a linha ou Orixá Yori, ou a linha de criança, também chamada no sincretismo religioso como Cosme, Damião e Doun. 

O planeta Jupiter tem correspondência planetária com a águia, baleia, elefante e tubarão, corresponde a linha ou Orixá Xangô.

O planeta Vênus tem correspondência planetária com o boi, bode, cabra, faisão, ovelha, pardal, perdiz e o pombo, corresponde a linha ou Orixá Oxossi.      

E finalmente o planeta Saturno que tem correspondência com o burro, camelo, camundongo, crocodilo, rato, sapo, tartaruga e o urubú que corresponde a linha ou Orixá Yorimá, ou linha de pretos velhos.

Para a cultura Yorùbá cada Òrìsà (Orixá) está ligado a um ou mais animais. Estes animais identificam cada Orixá em diversos ìtàn's, àjoyò's (mitos e rituais).

Gato - com seu jeito cativo e astuto é protegido pelo imprevisível Exu.

Cachorro - o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum.

Papagaio - pelo seu rápido entendimento tem a proteção de Oxossi.

Passarinhos - por seus encantos têm a proteção de Logun Edé.

Galo - com seu canto místico tem a proteção do senhor dos mistérios das folhas, Ossaim.

Cobra- representando a mobilidade tem proteção do Senhor do arco-íris, Oxumarê.

Cavalo - representa a força e a saúde física tem a proteção do Orixá da saúde, Omolu.

Coruja - tida como símbolo da sabedoria, é protegida pela mais velha das Àyabá's (mães rainhas), Nanã.

Peixes - com suas lindas cores tem a proteção da Grande Mãe Yemanjá.

Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum.

Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.

Leão - o rei dos animais tem a proteção do Rei dos Orixás Xangô.

Águia - por sua excelente visão tem a proteção da Dona dos olhos, Euá.

Galinha d'angola branca - por sua raridade tem a proteção da destemida Obá.

Coelho - com seu jeito brincalhão tem a proteção dos Gêmeos Ibeji.

Pombo - pelo seu poder de conciliação tem a proteção do jovem Oxalá, Oxaguian.

Elefante - representa grandiosidade e ancestralidade é protegido pelo grande Orixá, Oxalufan.

Axé!


© 2018 Casa de Santo Filhos do Axé / Unida por uma Umbanda de fé 
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis!