ORIXÁ REGENTE 

Ano - MMXXIV



Nossas raízes espirituais são inspiradas pela cultura trazida da África, e dão origem a uma forma própria de cultuar as divindades.

Elas são forças da natureza que nos chegaram através dos povos de origem Yoruba e logo se fundiram com os costumes daqueles que já habitavam a nova terra, e se tornaram um dos mais importantes segmentos religiosos do pais.

Na Umbanda essas forças são cultuadas através dos Orixás, que como dito acima, são sincretizados com as forças da natureza e dessa forma, é tradicional se ter curiosidade e interesse por saber qual Orixá irá atuar e reger o novo ano. Entender essas energias como força atuante também nos direciona a como agir em determinadas situações e como entender o motivo pelo qual alguns ciclos são mais propícios e outros mais desfavoráveis.

Saber como será definido o Orixá regente de cada ano, dependerá muito dos hábitos e costumes de cada Casa.

O Orixá regente anual na Umbanda pode ter sua previsão de diferentes formas, algumas casas anunciam essa força de acordo com o guia chefe que dirige os trabalhos, outras através de jogo de búzios e consultas oraculares e algumas fazem suas previsões voltadas mais para a astrologia e numerologia. Não há erro, há diferentes caminhos.

Entendam que cada casa tem sua estrutura, tem seu pilar. Em nosso chão, os Orixás regentes são sempre apresentados por nosso Dirigente Espiritual Pai Antero, e mesmo se eles forem diferentes de outras previsões, são estes que serão por nós adotados, pois a Casa irá dirigir determinados trabalhos e rituais sob a influência dessas energias.

Para ficar mais simples para o entendimento de todos, imaginem que vocês precisam chegar em um determinado endereço no centro da cidade e você pode escolher uma variedade de ruas até este destino. Existe um caminho certo? Na verdade, existe um caminho melhor de acordo com as condições de cada um. Por exemplo, se você vai de carro, o melhor caminho pode ser totalmente diferente de quem vai a pé ou de ônibus.

Sabendo que há diversos caminhos que nos levam a chegar ao mesmo destino, pode ser que te deixem em mais confusão que orientação!

Afinal, vocês devem estar se perguntando, se diversos caminhos estão corretos e se irei ver diferentes previsões de Orixás regentes para 2024, em qual destas regências devo acreditar? 

Qual orientação devo seguir?

Vejam bem, para aqueles que não frequentam um terreiro e não tem essa orientação, basta que adotem uma regência e siga. Sabe quando vocês precisam chegar em um local e pedem informações para alguém na rua? Então, pensem como seria confuso se a cada dois passos vocês pedissem essa informação para uma pessoa diferente e mudassem toda sua rota. Seria um transtorno, certo? Então, o melhor a se fazer quando se pede uma orientação é seguir por aquele caminho dado, focando sua energia na jornada.

Agora para saber o que significa a regência e a influência dos Orixás para o ano de 2024, é preciso entender antes o que é um Orixá. Nas religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, os Orixás são divindades masculinas e femininas, porém eles não são considerados deuses. Segundo a tradição dessas religiões, que são monoteístas, Olodumaré é o deus supremo e o responsável pela criação dos Orixás, que ultrapassam o número de 400. 

Os Orixás, portanto, são as divindades responsáveis por governar o planeta e são os intermediários entre os praticantes das religiões africanas e Olodumaré. No Brasil, à época da colonização, o culto às divindades dessas crenças era proibido e foi isso que deu origem ao sincretismo religioso. 

Sincretismo religioso quer dizer que cada divindade é representada por um santo católico, foi essa a forma encontrada pelos adeptos das religiões de matriz africana para seguirem cultuando suas divindades sem sofrerem as sanções impostas pela proibição, que ocorria porque os portugueses encaravam as tradições religiosas trazidas pelos negros africanos como bruxaria. Os praticantes dessas religiões usavam os nomes dos santos da igreja católica para poderem rezar para os Orixás.

Uma maneira simples de se conectar com os Orixás é através da prece. Dessa forma, vocês podem intencionar o que desejam para o seu momento, mas não se esqueçam de sempre agradecer.

Além disso, ao invés de fazerem orações buscando algo específico, peça à espiritualidade e aos Orixás para trazer para 2024 situações que promovam a sua proteção e a sua evolução.

Nossa Casa em 2024, dito por nosso Dirigente Espiritual Pai Antero, será regida por OBALUAIYÊ/OMULÚ.

Cada "nação" "região" ou sacerdote, como já dito, tem a liberdade e a responsabilidade de transmitir e decodificar tais informações, de acordo com seu conhecimento, necessidade do grupo ou orientação divina. 

Saibam um pouco da história do Orixá Obaluaiyê, regente em 2024.

Filho de Nanã e Oxalá, também conhecido como Xapanã e Obaluaiyê.

De acordo com a mitologia Iorubá, Nanã enfeitiçou Oxalá para conseguir seduzi-lo e engravidar dele. E ela conseguiu, entretanto quando Obaluaiyê nasceu, o menino tinha o corpo coberto de feridas e chagas. Obaluaiyê nasceu com varíola e seu corpo era completamente mal formado. Nanã não suportou a ideia de ter dado a luz a um bebê daquela maneira, e sem saber o que fazer com ele, abandonou-o à beira mar, para que a maré cheia o levasse.

Ao ver a criança sofrendo, Yemanjá saiu do mar e tomou a criança em seus braços. Ela então levou-o para uma gruta e cuidou dele, fazendo curativos com folha de bananeira e alimentando-o com pipocas. Quando o bebê se recuperou dos graves ferimentos e das doenças, Iemanjá resolveu cria-lo como seu filho.

Como se não bastasse o abandono e a doença, Obaluaiyê ainda foi atacado por caranguejos que se encontravam na praia, deixando a criança ferida e quase morta.

O corpo de Obaluaiyê ficou marcado por cicatrizes e marcas muito impressionantes, e por isso, vivia se escondendo para quem ninguém o visse. Em um dia de festa em que os orixás se reuniram, Ogum pergunta por Obaluaiyê e percebe que ele não quer aparecer por conta de suas feridas. Então, ele vai ao mato, faz um capuz de palha para cobrir Obaluaiyê dos pés à cabeça.

Ele então aceita aparecer e participar da festa com esse capuz, mas sem dançar, pois era um orixá muito fechado. Yansã então aproxima-se dele com o seu vento e sopra o capuz de palha de Obaluaiyê. Nesse momento, todas as feridas dele se transformaram em uma chuva de pipocas revelando o menino belo, sadio e radiante como o sol ele seria sem as mazelas de suas chagas.

Por causa de sua história de doenças e sofrimento, ele se tornou orixá das doenças, aprendendo com Oxalá e Yemanjá como curá-las.

Pela sua infância de abandono e sua vida escondendo suas chagas atrás das palhas, Obaluaiyê tornou um orixá muito sério, taciturno e compenetrado, que não gosta de risadas e bagunças, é um orixá sempre fechado.

Obaluaiyê é o orixá das doenças, epidemias. Portanto, é temido pelos praticantes do culto. É evocado para saúde e desequilíbrios além de aliviar sofrimentos. 

Obaluaiyê e Omulú - Qual a diferença?

Omulu é o Orixá maduro, velho, da cura e das doenças. 

Obaluaiyê é o Orixá jovem, o senhor da evolução dos seres. Juntos regem a estabilização da ordem do mundo, sem eles, nada se sustenta (afinal a vida e a morte precisam andar juntas para dar a chance de evolução às almas). Obaluaiyê é a divindade que sustenta e conduz o mundo. Omulu é aquele que conduz as passagens de um plano a outro: da carne para o espírito e do espírito à carne.

É sincretizado com São Roque e São Lázaro na igreja católica.  

Obaluaiyê é o Orixá que vive em isolamento, lembra o sofrimento, a desolação, as enfermidades, o karma, a espiritualidade, o fim.

Rege a pele, os ossos e o chackra básico, que representa a sobrevivência e nossa ligação com a terra.

Seus elementos são a terra e o fogo.

Por sua característica e ligação com as almas, com o Karma e com a vida e a morte, é o orixá considerado o formatador da linha de trabalho de Exus e Pretos Velhos na umbanda, o que nos remete a atuações na matéria, no corpo e em nosso psicológico.


Obaluaiyê não estará regendo sozinho os Três Quadrimestres de 2024. Ele estará atuando sob a  influência dos seguintes Orixás: 

1º Quadrimestre - Jan / Fev / Mar / Abr / - Orixás - Yemanjá & Exu 

2º Quadrimestre - Maio / Jun / Jul / Ago / - Orixás - Yansã & Ogum  

3º Quadrimestre - Set / Out / Nov / Dez / - Orixás - Oxum & Oxalá


PRIMEIRO QUADRIMESTRE

Obaluaiyê estará atuando sob a influência e vibração de Yemanjá e Exu. 

O Orixá Obaluaiyê é o regente do pólo magnético masculino da linha da Evolução, que surge a partir da projeção do Trono Essencial do Saber ou Trono da Evolução, é a sexta Linha de Umbanda. Ele é o Orixá da transmutação Divina atuante em toda a Criação. 

Transmutar significa transformar o negativo em positivo. Já o seu Fator Evolucionista ou Evolutivo tem por função criar as condições necessárias para a evolução dos seres. 

Obaluaiyê é o Orixá que cuida das passagens dos estágios evolutivos de todos os seres e elementos. Dá a sustentação energética Divina para que alcancemos o próximo passo do caminho evolutivo, para a subida dos degraus do caminho da evolução. Ele nos encaminha para dar o passo à frente e deixar para trás o que não serve mais para a nossa vida, despertando em nosso íntimo o desapego, a perseverança, a humildade, a paciência, a sabedoria adquirida com a experiência etc. 

Omúlu assumirá a responsabilidade pelo cuidado das enfermidades em todos os aspectos, seja físico, mental ou espiritual. Em parceria com Obaluaiyê, estimulará a saída da zona de conforto e a busca por sonhos e realizações. A renovação em diversos âmbitos marcará o ano de 2024, representando o fim de práticas antigas e o início de novas experiências fundamentais para a evolução, prosperidade e sucesso. 

Agora a Orixá Yemanjá, é considerada a guardiã da família, tem sua regência maior na Harmonia, Fertilidade, Moralidade, Justiça, Austeridade e Fartura.

Yemanjá trará dinamismo à vida daqueles que a ela recorrerem, transformando em realidade tudo aquilo em que concentram suas energias e esforços. O ano será propício para a concretização e confirmação de projetos pendentes, com Iemanjá representando a maternidade e o amor incondicional como a mãe de todos os Oris. 

Yemanjá, além de Rainha das Águas Salgadas ou Rainha do Mar, também é entendida como a mãe de quase todos os outros orixás. 

A sugestão é que nesse primeiro quadrimestre se tome cuidado com momentos de irritabilidade, e que sejam encontradas maneiras saudáveis de lidar com o estresse e com os sentimentos.

Yemanjá e Exu somam poder e motivação, portanto, a grande dica é descobrir o que realmente poderá gerar segurança com respaldo financeiro e na hora das vossas escolhas, peçam lucidez a Yemanjá e vivacidade a Exu. 

Yemanjá e Exu caminharão juntos para aliar a esperança à motivação no intuito de trazer mais para a atividade na luta diária. Yemanjá é o Orixá do mar que amenizará o movimento das águas, ou seja, ela dará forças e autoconfiança para enfrentar os obstáculos..  

Já Exu, o Orixá da comunicação, irá te encorajar a acreditar no próprio potencial para o empreendimento e a idealizar atividades que gerem recursos para o sustento. Esse Orixá será fundamental para tornar os signos do elemento Ar (Gêmeos, Libra e Aquário) mais independentes e ousados. Em relação aos do elemento Terra (Touro, Virgem e Capricórnio), o sexto sentido estará mais aguçado, fazendo com que não caiam em ciladas ou falsas promessas. 

Esse orixá irá desempenhar um papel de executor da Lei Divina, retribuindo de acordo com o merecimento de cada indivíduo. Suas ações, sejam positivas ou negativas, encontrarão reciprocidade na mesma medida. Ele atuará como um facilitador, abrindo caminhos para todos e promovendo prosperidade, desempenhando a função de intermediário entre os seres humanos e os demais Orixás, sempre dentro dos limites do merecimento individual. 

Exu é considerado mensageiro e o guardião da comunicação, com poderes para fazer a ligação entre os seres humanos e as outras divindades, pois que transporta pedidos e súplicas dos homens para depositar aos pés do altar divino. 


SEGUNDO QUADRIMESTRE 

Obaluaiyê estará atuando sob a influência de Yansã e Ogum.

A regência de Obaluaiyê sob a influência de Yansã e Ogum, vem indicar um período com processos e desafios nas relações amorosas. Os relacionamentos serão colocados à prova. 

Yansã é a divindade do fogo e da sensualidade, ela representa o movimento. Influencia as pessoas a decidirem coisas sem pensar. Yansã só ouve a voz de seus próprios desejos. Yansã traz muita sensualidade a seus filhos e magnetismo na hora de conquistar um amor.

Por um lado, muitos relacionamentos serão revistos, trabalhados e se renovarão, tornando-se mais fortes e mais sólidos. Por outro lado, também muitos relacionamentos não sobreviverão ao desgaste e tenderão a chegar ao fim.

Este segundo quadrimestre, será voltado também a observar melhor a saúde e cuidar-se, será imprescindível. Haverá forte tendência de surgimento de problemas de saúde ou de agravamento de doenças já existentes. Por outro lado, a regência de Obaluaiyê, sob a influência de Yansã e Ogum, trará e dará também forças e vigor para que consigamos grandes progressos e melhorias para quem se dispuser a cuidar bem da saúde.

Será um período ideal para curas. Além disso, quem começar a investir em melhoria de hábitos terá mais facilidade para se adaptar e manter novos hábitos alimentares e atividades físicas, inclui-se aqui também pessoas que desejam tratar e se livrar de vícios de qualquer tipo.

Periodo bom também para recomeços e para que se "plante" coisas boas, em vários aspectos da vida. Excelente para se tirar tristezas e dar lugar para felicidade, onde se pode pedir por amor familiar, para acharmos nossos pares, tanto no amor quanto nas amizades, e pedirem também para tirar angústias e depressão, para que afaste sensações ruins. 

Ogum o Orixá Senhor da Guerra, vencedor de demanda, defensor dos oprimidos o mais poderoso, forte e temido Orixá. Guerras, avanço tecnológico, brigas, nervos à flor da pele, fim de sociedades, transformações também farão parte do segundo quadrimestre de 2024. Ele é o senhor do ferro e do fogo. É um lutador que defende a lei e a ordem. No sincretismo, é São Jorge.

Vencerá as demandas quem estiver com Ogum e Yansã também ao seu lado. Muitas máscaras cairão. Muitas verdades virão à tona em todos as esferas, sejam elas, pessoais, profissionais e políticas. 

Os mentirosos, maldosos, fofoqueiros e espertinhos que se preparem para as cobranças e demandas destes Orixás.


TERCEIRO QUADRIMESTRE

Obaluaiyê estará atuando sob a influência de Oxum e Oxalá.

Obaluaiyê agora, aparecerá por trás de Oxum e de Oxalá, apenas amparando e equilibrando os últimos quatro meses do ano.

Com a influência de Oxum e Oxalá esse período será muito emblemático, afinal, é como um renascimento no meio de todo o caos que vai se acalmando. 

Oxum, Deusa do amor, Yabá das águas doces e Oxalá irão manter em equilíbrio esses últimos quatro meses do ano. Também cuidarão das emoções, da fecundidade e da natureza, neste momento em que ainda permanecemos em uma situação de alerta mundial, entre outros processos planetários. 

Oxum e Oxalá  ressaltam pontos importantes que devemos valorizar e trabalhar nesse final de 2024.

São eles: Honestidade, dedicação e carinho! Dando valor à opinião das pessoas, saber ouvir todos os lados, para conseguirmos lidar com as diferenças e divergências com sabedoria.

Analisar, com cautela e equidade, todos os fatores envolvidos para então, rapidamente, traçar metas, a fim de atingir os objetivos, focados em um bem comum!

Mamãe Oxum, como é carinhosamente chamada, é responsável por nos acolher durante as tempestades emocionais.

Ela nos trará tranquilidade e orientação nos mostrando os caminhos mais pacíficos a seguir. Basta estamos receptivos e preparados. 

Oxum nos acalentará e nos fortalecerá com suas visões de equilíbrio e amor pelo mundo.

Dance e cante para eliminar as mágoas, ressentimentos e tristezas, pedindo as bênçãos de Mamãe Oxum para liberar o seu coração (chacra cardíaco).

O ritmo que acompanha as suas danças denomina-se Ijexá, nome da região da África por onde corre o rio Oxum. É o único ritmo tocado com as mãos no rito kêtu, calmo, balanceado, envolvente e sensual, como Oxum a deusa da águas doces e das cachoeiras.

Olhe-se também no espelho todos os dias, admire a sua beleza externa e interior. Valorize e ressalte suas qualidades, trabalhe seu amor próprio, se valorize.

Oxum chora porque ainda há no mundo muita "feiura". Quando Oxum deixa de olhar seu espelho para olhar para o mundo dos homens, ela chora e chora...

De seu choro se faz uma cachoeira de amor e bondade que limpa a terra do que é feio e do que é imperfeito criado pelo homem.

Oxum  e se manifesta em amor puro!

Ela nos traz tranquilidade e orientação nos mostrando os caminhos mais pacíficos a seguir! 

Nos acalenta e nos fortalece com suas visões de equilíbrio e amor pelo mundo. 

Com a influência e vibração de Oxalá e de Oxum, esse último quadrimestre, não será muito diferente do ano que passou. O ano reinará na medida de cada ser, através da paz, a quietude, a harmonia, a esperança, o equilíbrio e a busca pelo espiritual que irá estar muito em alta.

Oxalá é Orixá maior da Umbanda, ele é a própria Umbanda em sua magnitude, sua cor é o branco, representando a paz, o amor, a bondade, a limpeza, a pureza espiritual, enfim, tudo aquilo que possa indicar positividade.

Atotô, meu Pai Obaluaiyê. 

Axé


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