SACRAMENTOS DE UMBANDA

Cruzamento e Amaci



No Sacramentos de Umbanda, vou procurar trazer uma explanação direta sobre as práticas sacramentais que encontramos dentro da Umbanda. Essa, por ser uma religião multifocal e multicultural, irá também refletir a pluralidade em suas práticas. A procura por um entendimento comum, muitas vezes é infrutífera, pois apesar de estarem sob a égide de um mesmo tronco - a palavra Umbanda - as práticas se diferem de tamanha forma, que poderíamos dizer se tratarem de religiões distintas. Mas não o são porque em seu cerne eles mantêm uma mesma ideia e um mesmo núcleo, a Caridade.

Dois rituais muito importantes dentro da Umbanda e que se destinam quase que exclusivamente aos membros que compõe a corrente mediúnica, sejam eles médiuns, curimbeiros ou cambones.

Cada Terreiro tem seu jeito de apresentar os cruzamentos, dependendo da cerimonia, porém em nosso Chão o ritual feito por Pai Antero, usa-se da Pemba Branca ou de Pemba ralada, onde marcava-se no corpo do médium cruzes (+) em determinados pontos, tais como: Fronte, Tórax, Umbigo (alguns trocam pela nuca), Costas das Mãos e Peito dos Pés.

Dessa forma, cruzando e abençoando esses locais, lavava-se os pés na Consagração e a cabeça na Sagração com o Amaci, que é um preparo de ervas bem grosso e encorpado, preparado pelo Sacerdote ou por filhos designados ao preparo.

Há quem inverta o ritual, primeiro fazendo o Amaci e posteriormente cruzando os médiuns, porém o que devemos notar aqui é o intuito desses rituais, de preparar e sacramentar certos pontos de "acoplamento" entre os espíritos comunicantes (guias-espirituais) e os encarnados.

Não é algo que deva ser feito a qualquer momento, mas em um ritual específico e geralmente fechado e dedicado só aos trabalhadores da Casa Espiritual. Agora acompanhe algumas  respostas para as perguntas sobre Cruzamento e Amaci.

O Cruzamento de Médiuns e Amacis

O cruzamento dos médiuns tem um propósito específico além de reconfirmar suas forças e energizá-lo?

Entendo esta pergunta como o cruzamento inicial e quando o mesmo se dá solicitado pela entidade chefe, e é realizado por um médium de frente da Casa e tende sim a fortalecê-lo para a Gira a iniciar.

Em nossa Casa o cruzamento do médium é feita por Pai Antero, o propósito desse cruzamento é a energização e purificação do médium. 

Cruzamento efetuado pelas entidades sagradas e de luz tem um propósito bem maior do que imaginamos, alguns cruzam com objetivo de não pegar carga negativa do terreiro, ou de onde aquele determinado médium também passa. Claro, tudo depende do livre arbítrio do médium, costumo falar que médium bom é aquele que tem responsabilidade das suas atitudes e atos. 

O Cruzamento pode ter diferentes funções dependendo de qual ritual ou intenção se está aplicando, pode ser uma iniciação, onde são cruzados pontos chaves de fluxo energético do corpo do médium para que funcione como portais da energia que irá ser iniciado, essa iniciação também pode ter uma função de graduação do médium ao serviço mediúnico dentro da hierarquia existente no seu Chão. Também pode ser utilizado não para abrir pontos energéticos, mas para fechar, dependendo da necessidade energética ao qual o médium ou a Casa passará, como por exemplo, na quaresma que muitos Terreiros fazem o cruzamento para proteger o corpo espiritual e físico do médium, logo o cruzamento é uma ritualística versátil e fundamental do rol ritualístico de Umbanda. 

Sabemos que o ser humano tem defeitos, busca evolução e lapidação através da religião. Os cruzamentos, antes de tudo tem o intuito de fornecer um realinhamento entre o alto, o embaixo e o terreno. Envolver o médium num processo de transcendência nos mistérios universais da existência. 

O que é o Amassi, Amaci ou Amasse? 

Preparo de ervas aromáticas, ervas de força, com água, álcool ou perfume misturados as ervas. Nesta mistura são geralmente amassadas, maceradas com as mãos dos filhos designados ao preparo. 

Amaci é a lavagem da coroa do filho nas forças do Orixá, aqui em nossa Casa, temos o ritual de fazer nas 12 forças. Cada amaci é feito com as ervas passadas e deixada de repouso na quantidade de dias pedidos também. O filhos ficam de preceito e no dia do Amaci abrimos a Jurema, saudando o mesmo, defumando a cada filho e suas guias são deixadas junto ao amaci para serem limpas e renovada as energias. Aqui saudamos e usamos o Amaci como intuito de entrega aos Orixás de corpo, alma e coração. 

Sim o preceito é o mesmo. O que difere apenas e o tempo do preceito. A finalidade do ritual de casamento na umbanda e a consagração junto ao astral do matrimônio. Os itens são a vela, o vinho, a pemba , o sal e o pão. 

O Amaci é um conjunto de forças energéticas manuseadas por ervas frescas para uma possível iniciação ou uma Sagração. Hoje em dia é muito comum dar um amaci no batismo ou em uma breve iniciação de um filho de umbanda quando se entra em um terreiro para iniciar sua vida Umbandista. Assim, existindo propósitos maiores para Amacis. 

O Amaci é um preparado de ervas maceradas de um determinado Orixá ou Orixás, que possuem um grande poder da natureza e de suas potências universais que chamamos de Orixás. São realizados para purificar, iniciar, batizar, enfim, e entram como uma das principais ferramentas espirituais e naturais da religião de Umbanda. Religião que desde o seu inicio recorreu aos Amacis e que possui no seu principio a não utilização de sangue animal, neste caso, o Amaci é usado com tanta força quanto qualquer outro ritual que se use algum liquido ou lavagem de cabeça. 

Amací para nós é um ritual com ervas consagradas. Serve para que possamos doar as energias dos Orixás aos médiuns de acordo com os Orixás regentes de seus Orís. Ou seja, se temos 7 filhos na casa que farão o ritual anual de amací, detalhamos quais são seus Orixás de cabeça. E é com essas informações que fazemos o processo, com foco de fornecer ao médium um desdobramento de suas potencialidades, podendo assim auxiliar através do impacto energético e espiritual uma sensação de Epifania em sua experiência dentro dessa Casa.

Em nossa doutrina é um conjunto de ervas maceradas e consagradas pelo dirigente, tem como função:

a) reforçar forças espirituais b) desenvolvimento c) coroação d) e objetivos a mando dos guias chefe da casa. 

Salve a Umbanda!


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