ENTIDADES

Ritualistica da Umbanda



1 - Uma determinada falange de entidades necessariamente precisa trabalhar com um orixá específico ou isto pode variar?

Não. Qualquer entidade pode trabalhar na vibração de qualquer orixá. Cada entidade se utiliza de uma, duas, três ou quantas vibrações diferentes precisar para realizar seus trabalhos.

2 - As entidades leem pensamentos?

Não. Quando acontece de a entidade saber alguma informação da qual você não falou no passe, são suas entidades que conversaram com a entidade que está incorporada e explicaram a situação. Entretanto, ambas precisam respeitar o livre arbítrio do consulente, então não passarão nenhuma informação caso seja da vontade do consulente.

3 - Passei em consulta em dois lugares diferentes com entidades que tinham o mesmo nome. Isto é possível? Tratava-se do mesmo espírito?

Sim, pode acontecer, mas não se tratava do mesmo espírito. Os nomes das entidades representam falanges, são "uniformes" que as entidades "vestem" para trabalhar na Umbanda. Dessa forma, milhares de espíritos trabalham com o nome de Exu Tranca Ruas, ou Boiadeiro Geremias, por exemplo. Portanto, a não ser que você passe com a mesma entidade e mesmo médium, não se tratava do mesmo espírito.

4 - As minhas entidades vão me castigar se algum dia eu decidir não seguir mais a Umbanda?

Não, isto é um mito. O que acontece é que diversas vezes o médium de Umbanda decide se afastar da religião (e têm o direito de fazê-lo), mas não continua cuidando da espiritualidade. Logo, a vibração desta pessoa baixa e espíritos desprovidos de luz se aproveitam desta situação para prejudicar. Portanto, todos têm o direito de sair e entrar de um terreiro quando quiser, mas é necessário continuar suas orações e cuidados espirituais de forma particular ou em outro tempo religioso.

5 - Sempre tenho intuições sobre entregas que preciso fazer, velas e banhos. O que devo fazer?

É preciso ter muito cuidado nessas situações. A menos que você seja um médium preparado e desenvolvido, evite fazer entregas e banhos antes de consultar uma entidade do próprio terreiro no seu passe. Isso porque sem o desenvolvimento necessário, não tem como ter certeza de que você interpretou a intuição corretamente, ou que não foi uma entidade do baixo astral intuindo a tarefa a fim de prejudicar.

6 - O que eu posso e o que eu não posso pedir para as entidades?

Você pode conversar sobre todos os aspectos da sua vida, desabafar, pedir conselhos, pedir ajuda e falar sobre os seus problemas. Entretanto qualquer pedido que tenha intenções contrárias às do amor e caridade, será negado pelas entidades.

7 - Para que servem as guias e os banhos que as entidades pedem para eu fazer?

Os fios de contas que as entidades podem pedir para os consulentes fazerem e que todo médium do nosso terreiro carrega durante os trabalhos servem para proteção. Elas são cruzadas, ou seja, "benzidas", pelas entidades da casa e defendem quem as usa das energias negativas pela forma como foram imantadas. Cada cor e tipo de fio tem uma função específica. Já os banhos tem as mais diversas funções, desde estreitar os laços com os orixás pais de cabeça, algum pedido ou necessidade específica ou limpeza energética.

8 - Por que vejo imagens de santos católicos em terreiros de Umbanda?

A Umbanda, em sua origem, é a mistura da religião católica, espírita e religião de matriz africanas. Dessa forma, cada orixá africano é sincretizado, ou seja, representado, por um santo católico, de acordo com a história e função de ambos. Por exemplo, Oxum é o orixá do amor, prosperidade e família, e é sincretizado com Nossa Senhora Aparecida, que tem as mesmas características deste orixá.

10 - Por que os médiuns de umbanda usam roupa branca?

A roupa branca representa, em primeiro lugar, a igualdade entre os irmãos de santo. Todos, desde o dirigente até o médium mais novo, usam roupas brancas.

11 - O que é "bater cabeça"?

O ato de "bater cabeça" representa a humildade e submissão dos médiuns perante os orixás e entidades. Além disso, também significa que estamos pedindo licença para usar o espaço e trabalhar.

12 - Por que é necessário entrar descalço no terreiro?

Primeiramente porque a Casa de Santo Filhos do Axé é um templo sagrado, e os calçados podem levar energias e sujeiras da rua para dentro deste local. Outro motivo é o contato com a ancestralidade, feito através do contato dos pés com o solo. Além disso, muitas entidades se utilizam deste contato para liberar as energias negativas do consulente durante o passe.

13 - O que eu contar para a entidade durante o meu passe o médium que está incorporado vai saber?

Existem diversos tipos de mediunidade, portanto, existem médiuns que lembrarão do que foi dito no passe e os que não lembrarão. Entretanto, é parte fundamental da moral do médium guardar consigo o que foi dito durante o passe. Dessa forma, você pode conversar sobre qualquer assunto com a entidade.

14 - Tenho vergonha de falar sobre algumas coisas na frente do cambono, o que posso fazer?

Assim como o médium incorporado deve guardar consigo as informações dos consulentes, da mesma forma ocorre com o cambono. Os filhos de santo e entidades estão na gira para praticar a caridade, e não julgar o próximo. Portanto não tenha vergonha de falar sobre qualquer assunto que seja, o importante é que você possa ter ajuda do plano espiritual.

15 - Por que são utilizadas bebidas alcoólicas, cigarros e charutos nos trabalhos de umbanda?

O uso de bebidas alcoólicas dentro de um terreiro de Umbanda, quando passadas nas mãos do médium incorporado e em seguida no consulente, servem para descarregar as energias negativas através do álcool presente na bebida. Algumas entidades ingerem bebidas alcoólicas por fazer parte do arquétipo da linha a qual pertencem. De forma nenhuma a ingestão de bebidas alboólicas ou fumo representa uma inferioridade ou falta de esclarecimento por parte da entidade que o faz. O uso de cigarros e charutos se faz necessário por servir como "defumação" no momento da incorporação ou passe, além de também fazer parte do arquétipo.

16 - A Umbanda pratica o mal?

De maneira alguma. Terreiros que se dizem de Umbanda e praticam o mal não podem ser considerados parte da religião, já que a Umbanda foi anunciada no Brasil para combater energias malignas, e não para propagá-las.

17 - Qual a importância dos pontos cantados na gira?

Os pontos cantados ajudam a concentração do médium e assistência na criação de um campo vibracional favorável aos trabalhos do bem. Eles, junto com o atabaque, canto e palmas, movimentam a energia presente naquele ambiente através da vibração que emitem.

18 - Se eu não desenvolver minha mediunidade, vou sofrer?

Não necessariamente, é possível cuidar da mediunidade sem desenvolvê-la ou necessariamente trabalhar em terreiros. Entretanto, antes de reencarnarmos, escolhemos as missões para cumprir aqui, e ter mediunidade para poder praticar a caridade é uma delas. Em alguns casos, a mediunidade se apresenta de forma ostensiva e, sendo uma missão já escolhida pelo espírito antes de encarnar. A forma como esta mediunidade será cuidada varia de pessoa para pessoa.

19 - Como podemos nos proteger de entidades mal-intencionadas?

A melhor forma de nos protegermos de entidades mal-intencionadas é, como disse Jesus, "Orar e Vigiar". Rezar sempre, com muita fé e vigiar para que seus pensamentos não sejam compatíveis com vibrações inferiores. O nosso pensamento tem o poder de atrair ou repelir energias boas ou ruins. Sendo assim, orar e vigiar é a melhor forma de nos conectarmos somente com entidades e energias boas.

20 - Mediunidade é transmitida de pai para filho?

Não. Mediunidade é questão de karma e missão. O fato de, às vezes, mais de uma pessoa dentro de uma família ter mediunidade ostensiva não significa que esta capacidade é passada geneticamente.

21 - Por que alguns médiuns tem sintomas físicos desagradáveis como dor, tontura, enjoo?

A Umbanda, como já dissemos anteriormente, foi anunciada na Terra para combater energias malignas pré-criadas. Sendo assim, os trabalhos dentro de um terreiro mexem com energias muito mais densas do que um trabalho em um centro espírita, por exemplo. Por isso, às vezes, alguns médiuns dentro de terreiros podem vir a sentir sintomas físicos bons e ruins durante os trabalhos.

22 - O que é a tão falada corrente energética que precisa ser mantida na gira?

Durante os atendimentos na gira, é criada uma egrégora, ou seja, energia, para que os consulentes possam se beneficiar e sair melhor do que entraram no local. Esta egrégora é formada pelos médiuns da casa e pelos consulentes, e se fortalece a medida em que os pensamentos de todos estão elevados e concentrados e se perde quando há baixas vibrações e assuntos paralelos. A quebra desta corrente deixa os médiuns suscetíveis a um maior cansaço após a gira, pois as entidades precisam de uma quantidade maior de energia deles para poderem reverter a situação e trabalhar em prol dos consulentes.

23 - Por que os consulentes precisam ficar em silêncio durante a gira?

Conversas paralelas tiram os consulentes do foco principal em uma casa santa: rezar, entrar em contato com o plano espiritual e conseguir ajuda. Ao contrário do que muitos pensam, o trabalho de descarga energética, limpeza e tratamentos de cura começa muito antes do passe, quando os assistidos entram no terreiro. As conversas dificultam o trabalho das entidades em cada um, além de quebrar a corrente energética, como foi falado acima.

24 - Todas as pessoas são médiuns?

De acordo com o Livro dos Espíritos, da doutrina codificada por Allan Kardec, todos nós somos médiuns, menos ou mais ostensivos. Ser médium significa conseguir contato com o plano espiritual de alguma forma, e todos nós sofremos influências espirituais a todo momento, boas e ruins. Entretanto, cada pessoa tem um tipo de mediunidade, que pode ser, principalmente: médiuns de incorporação ou psicofonia, sensitivos (que percebem a presença dos espíritos de alguma forma), de psicografia, clarevidentes, audientes, intuitivos e muitos outros.

25 - Qual a diferença entre exu orixá e exu entidade?

O orixá Exu é sincretizado com Santo Antônio, é o orixá da comunicação. O Exu orixá não incorpora em ninguém para dar consultas como fazem os exus entidades, eles são assentados na entrada dos terreiros para proteção. As entidades que trabalham na falange dos exus são os "policiais" do mundo espiritual. Sua função é disciplinar espíritos sem evolução, tendo sempre, por isso, muito contato com o umbral e com a crosta terrestre. São os nossos guardiões.

26 - Exu é o diabo?

Não, exu não é o diabo. Diabo é um conceito católico, não admitido na doutrina umbandista, entretanto muitas pessoas entendem exu como diabo. Isso porque exu (orixá) foi sincretizado erroneamente com o diabo cristão pelos colonizadores europeus quando escravos africanos eram trazidos para o Brasil, devido ao seu estilo irreverente, brincalhão e à forma como é representado no culto africano. Por ser provocador, astucioso e sensual, é comumente confundido com a figura de Satanás, o que é um equívoco. De acordo com a construção teológica iorubá exu não está em oposição a Deus, muito menos é considerado uma personificação do mal.

27 - Já ouvi dizer que as pombogiras eram prostitutas, isto é verdade?

Não, pombogiras não foram necessariamente prostitutas em outras vidas. Os espíritos que trabalham na falange das pombogiras podem ter sido qualquer coisa nas vidas passadas: homem, mulher, com atividades, empregos e vidas diversas. O que determina que este espírito trabalhará na falange de pombogira é a afinidade e evolução espiritual. As pombogiras atuam principalmente abrindo os caminhos dos consulentes e médiuns, ajudando na realização profissional, pessoal e familiar.

28 - Homens que incorporam pombogiras podem se tornar homossexuais?

Não, o fato de um homem incorporar um guia feminino não altera sua opção sexual da mesma forma que mulheres que incorporam exus não se tornarão homossexuais por isso. Os guias não influenciam nem se importam com a orientação sexual dos seus médiuns, sejam eles heterossexuais ou homossexuais, estando mais interessados na conduta moral deles dentro e fora do terreiro.

29 - Entidades de esquerda fazem o mal?

Entidades de lei, que trabalham em casas espirituais cujos trabalhos são sérios, não praticam o mal. As principais leis da Umbanda são amor e caridade ao próximo, sendo estes conceitos incompatíveis com a prática do mal em qualquer forma. Por isso, um terreiro que pratica realmente a Umbanda não permite que qualquer entidade, seja ela de esquerda ou de direita, faça o mal a outras pessoas.

30 - A Casa de Santo Filhos do Axé faz amarrações para o amor ou trabalhos deste tipo?

Não. O nosso chão não pratica nenhum tipo de trabalho que influencie no livre arbítrio de outra pessoa, tampouco recomenda que o façam. Qualquer trabalho que tenha como o objetivo prejudicar o próximo não é realizado dentro do nosso chão.

31 - O que é anjo da guarda?

Anjo da Guarda é um espírito que acompanha cada encarnado na Terra desde o dia do seu nascimento até o dia da sua morte. Assim como o mentor espiritual, o anjo da guarda está ao lado de cada um de nós para nos ajudar em todos os momentos de necessidade, intuindo-nos para o caminho certo. É um espírito extremamente evoluído, normalmente fez parte da nossa família em alguma encarnação que tivemos. É com a autorização do anjo da guarda que todos os guias incorporam no médium, assim como se houver a proibição dele por algum motivo, nenhum guia poderá incorporar.

32 - Espíritos obsessores ou de baixa moral podem se passar por caboclos ou pretos velhos?

Sim. Todo e qualquer espírito pode se "plasmar" da forma que bem entender, ou seja, pode alterar a sua aparência física de acordo com o que queira. Dessa forma, pode acontecer de um médium despreparado achar que está sendo intuído e assistido por um guia espiritual e, na realidade, tratar-se apenas de um espírito obsessor. Para evitar este tipo de situação é necessário estudo, desenvolvimento e discernimento por parte do médium. Entidades de luz jamais intuem ações negativas.

33 - No caso de obsessão, é permitido dar passagem para esse espírito, dentro de uma gira?

Sim. Este tipo de trabalho é chamado de "transporte". Ocorre quando espíritos que provocam o mau, que estão perdidos ou à procura de ajuda tem a oportunidade de incorporar em um médium. Para que isso aconteça há uma preparação no plano espiritual e físico a fim de que o médium nem o consulente sejam prejudicados.

34 - O que são orixás "pais de cabeça"?

São os orixás que mais vão guiar o espírito encarnado durante a vida. São formados pelo orixá de frente e o juntó, respectivamente o primeiro e o segundo orixás mais ativos na vida daquela pessoa. Isto não impede de que a pessoa reze, peça ajuda, ou tenha afinidade com outros orixás.

35 - Como posso saber quem são meus orixás pais de cabeça?

Algumas pessoas têm intuições ou afinidade maior com um ou outro orixá. Entretanto, a confirmação efetivamente vem com o tempo e desenvolvimento dentro do terreiro. No nosso terreiro a confirmação dos orixás pais de cabeça é feita somente pelo dirigente e pelas entidades do dirigente.

36 - Orixás incorporados podem falar?

Não. Orixás incorporados não falam, tampouco dão consultas. Eles incorporam nos seus médiuns para limpeza e depois vão embora. Os orixás podem se comunicar através do jogo de búzios (no Candomblé) ou, na Umbanda, através do Exu ou Erê do médium, que são os mensageiros do orixá.

Axé


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