POMBA-GIRAS

Distorções e Preconceitos



Pomba Gira são as entidades mais polêmicas que conheci em todos os meus anos de estudo e trabalho.

Muitas pessoas procuram compreender o que é Pomba Gira, ela se manifesta através de Orixá e de Guia Espiritual, como Orixá não há muito sobre, ela que passa a mensagem para a Guia Pomba Gira, ela está no Trono do Estímulo e Desejo e isto não significa somente os desejos sexuais, mas também a motivação, vontade de viver e de correr atrás de seus objetivos. 

A Pomba Gira muitas vezes é conhecida como Exú feminino porque ambos atuam do lado esquerdo, onde há incidência de luz e sombra, ao contrário do lado direito onde atuam Orixás que são somente de luz. 

Isto causa uma má ideia tanto da Pomba Gira quanto do Exú. Por poderem ser sombra, muitas pessoas acreditam que eles estão voltados a intenções más, e não é este o caso. Guias da esquerda representam a proteção de cada ser humano, eles agem na sombra e na luz para trazerem sempre sua Fé. O que interfere são os nossos próprios desejos e anseios, como eles estão trabalhando por nós, se tivermos desejos de vingança ou qualquer sentimento negativo, ele também interpretará más ações como a forma que nós escolhemos de proteção. 

Então, antes de culpar e julgar, lembre-se sempre de se avaliar e não viva de hipocrisia, pois quando algo ruim é feito contra outra pessoa e o seus Guardiões de esquerda recebem a culpa, eles também te cobrarão pelas coisas que você o induziu a fazer.

A Pomba Gira é mulher e ela possui todos os instintos femininos ao extremo nos ensinando a agir com força e convicção. Devido as diversas influências culturais da nossa sociedade e as demais religiões, Exú e Pomba Gira tiveram suas imagens marginalizadas e distorcidas do que eles realmente representam na Umbanda. 

Tudo isso, em virtude do comercio de imagens, de pombas-gira seminuas, de cor avermelhada, com chifres, tridentes e facas, criou-se uma idéia fixa que elas só praticam o mal, quando na realidade a mal esta na cabeça e no coração das pessoas, pense um pouco qual é a lógica de baixar num terreiro um preto-velho, um caboclo, as crianças, pra fazer a caridade, e no mesmo terreiro baixar Exu e Pomba-gira pra praticar o mal.

Existe uma falha por parte dos umbandistas que muitas vezes não explicam que Exus e pombas-gira são cobradores do Karma, ou seja estão ligados ao conceito de quem deve paga, e quem merece recebe¨.

Devemos pensar muito sobre o que fazemos ou pedimos a essas entidades, lembrarmos que o bem é repartido e o mal é divido¨.

A Pombagira - também é conhecida por Pombogira, Pombajira ou Bombogira - é uma entidade que trabalha na Umbanda, assim como Exu. 

Para muitos, a Pombagira é como uma personificação feminina de Exu, mas não é consenso entre as religiões. Uma entidade misteriosa e cheia de curiosidades que desperta a atenção de todos nas casas de culto das religiões afro-brasileiras. 

Os primeiros relatos da Pombagira surgiram no início do século XX, e relatam uma entidade feminina muito sensual, liberta das opressões de uma sociedade conservadora e da submissão e do recato impostos ao sexo feminino. Segundo o médium Rubens Saraceni, a entidade é especialista em amor e relacionamentos por ser o orixá do Trono do Desejo e estímulo. Outros sacerdotes a vêem como mensageira dos orixás (personificações divinas das forças da natureza), tendo sido, em outras vidas, uma mulher que sofreu muito e também fez outros sofrerem, e que retorna como entidade para evoluir ajudando os outros. 

É corruptela do termo "Bombogira" que significa em Nagô, Exu, a origem do termo Pomba-Gira, também é encontrado na história, no passado, ocorreu uma luta entre a ordem dórica e a ordem ionica. 

A primeira guardava a tradição e seus puros conhecimentos. Já a ionica tinha-os totalmente deturpados. O símbolo desta ordem era uma pomba-vermelha, a pomba de Yona. Como estes contribuiram para a deturpaçãoda tradição e foi uma ordem formada pela maioria por mulheres tinham que saldar suas dívidas. Atualmente elas vem pela Lei de Umbanda como Pomba-giras para ensinar, e fazer seu resgate do passado.

Se Exu já é mal interpretado, confundindo-o com o Diabo, quem dirá a Pomba-Gira? Dizem que Pomba-Gira é uma mulher da rua, uma prostituta. Que Pomba-Gira é mulher de Sete Exus! 

As distorções e preconceitos são características dos seres humanos, quando eles não entendem corretamente algo, querendo trazer ou materializar conceitos abstratos, distorcendo-os. 

Pomba-Gira é um Exu Feminino, não são prostitutas. 

Na verdade, dos Sete Exus Chefes de Legião - do Sétimo Grau, apenas um Exu é feminino, ou seja, ocorreu uma inversão destes conceitos, dizendo que a Pomba-Gira é mulher de Sete Exus. 

Dentro da hierarquia do Exu Feminino (Pomba-Gira), estão divididas em níveis diversas outras pombas-giras, da mesma forma que as demais falanges. 

É claro que em alguns casos, podem ocorrer que uma delas, em alguma encarnação tivesse sido uma prostituta, mas, isso não significa que as pombas-giras tenham sido todas prostitutas e que assim agem. 

A função das pombas-giras, está relacionada à sensualidade. Elas frenam os desvios sexuais dos seres humanos, direcionam as energias sexuais para a construção e evitam as destruições. 

A sensualidade desenfreada é um dos "sete pecados capitais" que destroem o homem : a volúpia. Este vicio é alimentado tanto pelos encarnados, quanto pelos desencarnados, criando um ciclo ininterrupto, caso as pombas-giras não atuassem neste campo emocional. 

As pombas-giras são grande magas e conhecedoras das fraquezas humanas. São, como qualquer exu, executoras da Lei e do Karma. 

Cabe à elas esgotar os vícios ligados ao sexo. Quando um espirito é extremamente viciado ao sexo, elas, às vezes, dão a ele "overdoses" de sexo, para esgotá-lo de uma vez por todas. 

Elas, ao se manifestarem, carregam em si, grande energia sensual, não significa que elas sejam desequilibradas, mas sim que elas recorrem a este expediente para "descarregar" o ambiente deste tipo de energia negativa. 

São espíritos alegres e gostam de conversar sobre a vida. São astutas, pois conhecem a maioria das más intenções. Estendem os assuntos ou alguma situação, só para que chegue ao âmago do assunto. 

As manifestações dos exus sobre os médiuns

Através do dom do oráculo, ou mediunidade, os espíritos conseguem manter intercâmbio com os encarnados. 

O contato dá-se através das várias modalidades mediúnicas, seja ela a vidência, clarividência, clariaudiência, psicografia, psicofonia, etc. 

No movimento umbandista, as entidades, normalmente manifestam-se ou pela incorporação ou pela radiação intuitiva. 

A incorporação é a modalidade mediúnica mais utilizada, por várias razões, trazendo as comunicações da "boca" dos próprios espíritos, ou seja, eles estão no momento da manifestação, presentes e próximos aos encarnados.

 A incorporação traz como beneficio, a confiabilidade das comunicações, já que podemos "ver" o espirito manifestado, reconhecendo-o através de seus próprios movimentos, ações, voz, etc. 

Assim, é possível manter estreito contato entre o espirito e o consulente. 

Na incorporação, o espirito comunicante, não "entra" no corpo físico do médium, mas apenas toma as "rédeas" da situação, controlando o corpo físico com ou sem a intervenção do médium. 

O espirito, assim, apenas se aproxima do corpo físico, mas não o toma ou "entra" nele. 

A incorporação divide-se pela intervenção ou não do médium em : Incorporação Inconsciente e Incorporação Semi-consciente.

Na Inconsciente, o espirito do médium se afasta e deixa que o espirito comunicante "assuma" o seu corpo. 

Assim, o espirito do médium, não interfere na comunicação, mesmo estando consciente no plano astral na semi-consciente, o espirito do médium se afasta um pouco do corpo, mas mantém ligação consciente com ele, enquanto que o espirito comunicante assume algumas funções motoras do corpo físico. 

A semi-inconsciência pode variar de intensidade, ou seja, o médium pode ter desde um grande grau de consciência até um grau de quase total inconsciência. 

O médium, tem, enquanto dura a manifestação, alguns lampejos de consciência, vendo a manifestação como se estivesse distante ou alheio. 

A noção de tempo, também, é diferente, pois mesmo depois de algumas horas de incorporação, o médium tem a noção de que se passou apenas alguns minutos. 

Estas ligações mediúnicas, através da incorporação, são efetuadas pelos espíritos, através do corpo astral do médium. 

Os espíritos comunicantes, usam, assim, os chacras do médium correspondentes à sua linha de atuação. 

É claro que os demais chacras são utilizados, mas há sempre o chacra principal de ponto de contato e manipulação. 

Quando a entidade "incorpora" ou nos momentos pré-incorporativos, um médium, pode sentir a diferença vibracional. 

Assim, um médium experimentado, consegue distinguir uma entidade da outra, pois as vibrações energéticas de cada entidade são diferentes umas das outras. Um erê (criança) se manifesta utilizando o chacra laríngeo (localizado na garganta ou laringe), por isso que o corpo do médium fala com uma voz mais afinada, do tipo criança. 

Os exus por sua vez, também, usam os chacras correspondentes, mas como estão muito ligados ao terra-a-terra, usam bastante o chacra básico ou genésico. 

As pombas-giras, como são exus, usam muito o chacra genésico (glândulas sexuais) para se manifestarem. Por dominarem e controlarem as energias relacionadas ao sexo, elas "carregam" este tipo de vibração. 

Por esta característica, um médium "sente" uma mudança significativa no seu padrão vibracional, pois uma pomba-gira está "atirando" suas vibrações afins. Por isso, pode-se causar um certo incomodo no médium, pois o seu centro genésico é estimulado no lado astral e suas glândulas sexuais são estimuladas no lado material e ele pode sentir a mesma sensação de excitação. Na verdade é apenas uma energia se manifestando e o médium deve saber diferenciar uma excitação normal de uma manifestação de um exu. Se o médium, cair na tentação e deixar-se levar, ele poderá se prejudicar, gastando a sua energia à toa.

Também, a pomba-gira, por encontrar no médium, energia sexual saturada, esgota-a nos momentos iniciais da incorporação. 

Da mesma maneira, a pomba-gira, esgota a energia sexual de um consulente mais excitado. Elas, realmente se divertem com isso, mesmo estando trabalhando seriamente neste assunto. 

Também, devemos relevar que muitos médiuns, põe para fora todo a sua libido nos momentos de incorporação de uma pomba-gira. Claro que as pombas-giras reconhecem isso na hora e podem até reajustar a sintonia do médium, dependendo do seu merecimento. Outro fato muitíssimo importante é a manifestação de uma kiumba passando-se por uma pomba-gira. Deve-se tomar muito cuidado, pois certamente ela estará apenas vampirizando as emanações sensuais do médium, podendo prejudicá-lo seriamente. 

Também, devido à classificação dos exus, pode ser que seja mesmo uma pomba-gira, mas uma rabo-de-encruza ou uma de nível bem próximo às trevas. Como elas não tem muito conhecimento do bem e do mal, podem também, prejudicar um médium.

Vale lembrar que às vezes, um consulente, pode ficar fascinado ou encantado com uma pomba-gira. Isso é perigoso para a pessoa, já que pode desequilibrar-se. 

O que fazer então?

"Orai e vigiai" é o lema de todo médium. Devemos estar atentos não com os vícios alheios, mas com os nossos. Devemos direcionar as energias desequilibrantes e transformá-las em energias salutares, em ações benéficas. 

Podemos, por imperfeição, ter os nossos vícios sexuais, mas através de um verdadeiro exu pomba-gira, podemos nos curar com a ajuda de nossos esforços. 

Quando vemos então um médium, que manifesta uma pomba-gira, e acharmos que está excitado, devemos mantermos vigilantes para que nós não caiamos nas vibrações sensuais que nos prejudicarão. Na verdade o médium, como ser muito sensível, está apenas deixando que as vibrações se manifestem por ele. Um bom exemplo disso, quando um espirito sofredor se aproxima de um médium, este sente todas as dores, como se fossem as suas mesmo, mas na verdade é apenas um reflexo que o médium sente. A vibração é do espirito sofredor. 

Apesar de todos estes aspectos, devemos conhecer cada vez mais o trabalho dos guardiães, pois eles estão do lado da Lei e não contra elas. Vamos encará-los de maneira racional e não como bicho-papões. Eles estão sempre dispostos ao esclarecimento. Através de uma conversa franca, honesta e respeitosa, podemos aprender muito com eles.

Estamos numa época que o sobrenatural, o maravilhoso e o milagroso já não existem. As informações devem ser espalhadas e discutidas. Não sejamos ingênuos aceitando tudo como verdades absolutas, usemos a razão e o discernimento para separar o joio do trigo. Não deixemos, também, que apenas os outros saiam a pesquisar. Empreendemos, também, a nossa viagem ao desconhecido e exploremos os aspectos que até agora manteve-se na obscuridade. 

Este ensaio é despretencioso e não tenta encerrar o "Arcano" (segredo) Exu, mas, apenas ajudar às pessoas a iniciarem as suas próprias explorações. Contestar este pequeno trabalho, de maneira racional e desprovida de preconceitos, com argumentos, é para mim um grande presente.

Como os diferentes tipos de Pomba Gira trabalham

Os tipos de Pombagira estão sempre associadas aos relacionamentos, às paixões e ao amor. São invocadas porque homens e mulheres estão sofrendo no casamento, namoro e outros relacionamento.

Outra característica dessas entidades é trabalhar para resolver problemas sexuais, para dar soluções na vida profissional, na vida financeira e familiar. Acredita-se que essas mulheres causaram sofrimento e sofreram em outra vida e voltaram para evoluir espiritualmente.

Conheça os tipos de Pomba Gira

Além de sensual e bonita, a Pombagira é extremamente dominadora e sincera. Aprecia todas as coisas ligadas ao universo feminino, como belas roupas, joias, perfumes, rosas e todo tipo de adorno. Também gostam de elementos que remetem à força como as bebidas (champanhe) e a cigarrilha.

A maioria delas prefere vestir-se com vermelho e preto, mas existem casos de entidades que gostam de outras cores, como é o caso da Pombagira Dama da Noite que veste amarelo ou dourado e preto. Quando é chamada, vem dando gargalhadas estridentes com o intuito de afastar o mal. Sempre segura a barra da saia. Essas características são bem predominantes, mas é importante saber que, apesar da semelhança, existem vários tipos de Pombagira.

História da Pomba Gira

As lendas da Pomba Gira se diferenciam em cada uma de suas falanges quando se trata das Guias Espirituais, todas elas foram mulheres muito sedutoras e que se envolveram em grandes paixões, vieram suas vidas do jeito que sonhavam e não se importavam com o que os demais achavam ou julgavam. Abaixo estão algumas de suas histórias:

Pomba Gira Rainha das 7 Encruzilhadas

Conhecida como uma das mais lindas cortesãs, ela encantou o coração de um rei da França, que a tomou como sua esposa. Mas o casamento não durou muito, pois o rei logo faleceu. Assim a rainha passou a tomar conta do reinado sozinha, de forma sábia e eficiente, mas a situação de não ter concebido um herdeiro e de ter tanto poder gerou cobiça das pessoas mais mesquinhas que planejavam usurpar o trono.

Seus conselheiros sabendo do perigo, a orientou em se casar logo com alguém mais forte e importante que seu antigo marido. Não passou muito tempo um rapaz apareceu em seu reino a pedindo em matrimônio e mostrando ótimos interesses na nação. A rainha aceitou a proposta pelo bem de todos e casou-se, logo foi vítima de envenenamento pelo seu marido, que tomou o trono e destruiu o reino com sua má administração.

Ao desencarnar ela ficou no limbo para pagar por seus pecados em terra, ao cumprir seu tempo por acaso encontrou seu antigo e apaixonado marido, que cuidou de toda a dor de sua alma e a ensinou como ajudar aos que ainda estavam vivos e mereciam o seu auxílio. O falecido rei, havia se tornado o senhor das 7 encruzilhadas no plano espiritual. O bem que o casal realizava era tão grande e notável que Exú os nomeou Rei e Rainha das 7 encruzilhadas e juntos eles passaram a cuidar dos caminhos das luz e das sombras, tendo poderes sobre diversas entidades.

Muitos anos depois, o rei que a havia envenenado faleceu em um combate, e as entidades o levaram até a rainha. Ainda perdido com a desencarnação, logo ele reconheceu a figura de sua ex esposa, a qual ele havia matado, linda e cheia de poder dominando o reina astral médio. Sua pena foi servi-la pela eternidade da forma mais humilhante possível.

Pomba Gira da Praia características

Ela era uma bela jovem caiçara que um dia se apaixonou por um marinheiro, o mesmo se entregou à beleza da menina e prometeu se casa com ela. A paixão infelizmente não teve um final feliz, antes da cerimônia o rapaz teve que embarcar em uma missão, em sua despedida prometeu amor eterno à moça e essa lhe disse que o esperaria no cais até seu retorno.

Os dias passaram e nada do jovem rapaz retornar, foi então que a bela moça recebeu a notícia do naufrágio da embarcação e da morte de seu amado. Sem acreditar, ela continuou a esperar nas pedras próximas ao mar, até que um dia avistou no meio das águas seu amor, e sem se importar adentrou o mar, cada passo a levava para mais fundo e para sua morte. A jovem menina então faleceu carregada pelas ondas acreditando que estava mais próxima do seu amado.

Maria Padilha - Além de resolver problemas sentimentais, Maria Padilha também é a protetora das prostitutas. É a rainha das encruzilhadas e dos cabarés e veste vermelho e preto.

É uma das mais conhecidas falanges da Pomba Gira, Maria de Padilha era uma sedutora mulher e ao ir trabalhar como dama de companhia de D. Maria, chamou a atenção de seu filho D. Pedro de Castela, com o qual viveu uma paixão fulminante e viviam encontros escondidos já que ele era prometido em casamento a D. Blanca de Boubon por interesses de benefícios para o reino.

D. Blanca faleceu algum tempo depois, acreditam que sua morte foi planejada por D. Pedro de Castela pois ele queria ficar ao lado de Maria de Padilha, e a corte ainda espalhou o boato de que Maria era feiticeira e havia feito um encanto para prender o mesmo.

D. Pedro então construiu o castelo de Padilha e presenteou Maria, neste local passaram a ter seus encontros escondidos. Ela deu a luz à 4 filhos do rei, e faleceu de peste negra. O rei então montou um grande velório, com todas as honras de rainha a sua amada e reconheceu perante a toda a corte seus filhos. Um tempo depois, D. Henrique, irmão bastardo de D. Pedro de Castela o assassinou e assumiu o trono. Ele foi enterrado na frente de sua amada D. Maria de Padilha e em seus túmulos foram construídas estátuas de frente uma pra outra, para poderem se olhar por toda a eternidade.

Por isso as Pomba Giras Maria Padilha se expressam tão sensualmente e usam da sedução para alcançar objetivos. E é também por este motivo que é tão procurado rituais como o Banho de Pomba Gira para chamar homens.

É poderosa, sedutora e feiticeira. Maria Padilha viveu o extremo da paixão, não se importou com comentários e julgamentos alheios. 

Pomba Gira Cigana - Não gosta de convenções, ama a liberdade e afasta espíritos obsessores. De todos os tipos de Pombagira, ela possui grande dom de vidência e o transfere aos seus médiuns. Usa lenço na cabeça, bijuterias, vestidos longos vermelhos, com detalhes em dourado e amarelo, usa uma rosa no decote e um punhal escondido embaixo da saia.

Traz toda a cultura, sensualidade e beleza do povo cigano. Ela é ótima em prever o futuro e muito sábia. Quem quer saber tudo sobre Pomba Gira Cigana, deve se atentar as tradições e conceitos dos povos ciganos para compreendê-las melhor.

Pomba Gira Sete Encruzilhadas - Esse é um dos tipos de Pombagira mais conhecidos. Suas cores são vermelho, preto, maravilha e roxo. Tem como símbolos o punhal, o tridente com sete pontas e a navalha. Gosta muito de beber Whisky e comer galos de briga e devido à sua história de vida atende pessoas que sofrem injustiças e falsidades.

Pomba Gira Sete saias - Entidade que trabalham tanto nesse plano quanto no plano espiritual, quando solicitada. Ajuda em questões ligadas ao amor, dinheiro, saúde e trabalho. Usa realmente sete saias sobrepostas e um colar com sete voltas, gosta de beber champanhe na taça e veste vermelho.

Muito séria, segura e não admite brincadeiras enquanto trabalha. Veste-se com 7 saias e 7 colares e alegra o local aonde passa. 

Pomba Gira Menina - Dentre todos os tipos de Pombagira a Menina é uma das mais diferentes e intrigantes. Apresenta-se mesmo com uma menina, já que desencarnou antes de completar 14 anos. Protege meninas que sofrem violência física e sexual.

Gosta muito de trabalhar e chega sempre que é chamada. Suas médiuns quase sempre têm parceiros mais novos. Gosta de vermelho, preto e amarelo, bebe champanhe sem álcool e fuma cigarrilha.

Pomba Gira Maria Mulambo - Ela é sempre sensual, sedutora e gosta de se vestir muito bem. Tem um temperamento amável e prefere as bebidas mais doces e suaves como vinho, licor, cidra etc. Entidade muito relacionada ao luxo, ao brilho e tudo que se destaca. Induz à caridade e é extremamente bondosa. Sua cor é o preto e o dourado, geralmente usa roupas simples. Gosta de beber vinho rose, champanhe e Martini vermelho, fuma, e seus símbolos são o punhal, gatos pretos e tridentes, protege mulheres que sofrem no relacionamento.

Pomba Gira Rainha - São requintadas, educadas, cultas e alegres.

Pombas Gira Maria Quitéria - Muito sensual, enérgica e é direta no assunto, não gosta de rodeios.

Pomba Gira Rosa Caveira - Linda mulher e muito autoritária, é detalhista em tudo que faz.

Dia da Pomba Gira - O dia da Pomba Gira é a segunda-feira, e o seu dia de comemoração é 08 de março, juntamente com o Dia Internacional das Mulheres.

Cores da Pomba Gira - Suas principais cores são o vermelho e preto, marcantes e fortes como sua presença.

Características dos filhos de Pomba Gira:

Por ser uma divindade ainda em estudo e envolta de muitos mistérios, não há a determinação das características dos filhos de Pomba Gira, sendo elas responsáveis por serem muitas vezes interpretadas como guias espirituais na Umbanda.

Oferenda para Pomba Gira:

IMPORTANTE: toda oferenda deve ser orientada por alguém responsável do Candomblé ou Umbanda, cada Orixá possui suas peculiaridades que devem ser respeitadas e guiadas por quem os conhecem após anos de prática na religião.

As oferendas para a Pombagira são diversas, caracteriza-se o uso dos acompanhamentos de bebidas como vinho espumante ou gim de boa qualidade. Rosas vermelhas, cigarrilhas de filtro branco, espelhos, joias, batons e perfumes.

Saudação a Pomba Gira:

Laroyê Pomba Gira! - o seu significado é: Salve Pomba Gira!

A Pomba Gira é a protetora da mulher apaixonada, mãe e que procura forças para lutar e alcançar o seus objetivos. Ela é sedutora, mas não aceita de forma alguma hipocrisia e imposições sociais, para a Pombajira, o importante na vida é vivê-la no limite das realizações e felicidade.

Pomba Gira Menina

A Pomba Gira Menina trabalha pela caridade, assim como toda a sua história indica. 

Dizem que ela sempre traz consigo a sua legião de meninas. Ela também trabalha com os Exús mirins que, junto com suas falanges, entram onde poucos conhecem.

Atua em defesa dos filhos de fé do terreiro e dos que precisam de ajuda, principalmente em situações que envolvem crianças e adolescentes.

Muitas das vezes ela se manifesta em médiuns que carregam a coroa de Xangô. E por isso, traz grande atuação com justiça e ajuda quem precisa de paz.

Seus trejeitos são suaves e delicados, assim como o sorriso em seu rosto. Mas não se engane pelo seu jeito doce. Ela traz um grande poder em seus trabalhos e no campo de força de sua atuação.

Suas cores são vermelho e preto. Misturados em saias e vestidos. Normalmente não usa muita maquiagem, porém gosta de joias, principalmente anéis, e não dispensa um perfume.

Pomba Gira Menina: Saudação e seu significado

Laroyê Pomba Gira Menina! - o seu significado é: Salve a Pomba Gira Menina!

Oferendas para Pomba Gira Menina.

A Pomba Gira Menina, como o Exú Mirim, são espíritos guardiões e não trabalham na linha dos Erês ou linha dos Ibejis, então não confunda as coisas oferecendo brinquedos, bonecas, balas e doces.

A Pomba Gira Menina aceita o licor de anis (anisete), o espumante vermelho e cigarrilhas, perfumes, maquiagem, bijuterias e joias como as demais Pombas Giras. Gosta também de rosas vermelhas.

Ponto cantado da Pomba Gira Menina

"Que moça é essa?

Foi Padilha quem mandou

Tão faceira, tão formosa

Tem perfume de uma flor

Não é rainha, mas é filha de um rei

Vem cortando as demandas

Dos caminhos que trilhei

Um clarão lá na calunga

Faz a Lua anunciar

Essa grande pomba gira

Que acabou de chegar

Com sua magia ela limpa meus caminhos

Com seu axé, eu nunca estarei sozinho

Batam palmas minha gente

Pra louvar essa mulher

Que tem porte de rainha, é filha de Exú Lúcifer

E trabalha na encruza

Na praia, onde quiser

Assim como Exú Mirim

Ela é menina mulher

Sino bate à meia noite

Galo canta na calunga

Ogã firma no terreiro

Vamos todos saravar

Pra que essa moça me dê sua proteção

Quando eu cair Menina, estenda a sua mão

Pra que essa moça nos dê sua proteção

Quando eu cair Menina, estenda a sua mão"


© 2018 Casa de Santo Filhos do Axé / Unida por uma Umbanda de fé 
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis!